PROEX faz balanço de suas atividades em 2012

17 de janeiro de 2013 - 10:26 #

 

A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) expandiu em 2012 seu Programa  Geração da Paz, que conta com 666 pessoas inscritas, com o projeto de Formação de Educadores para a Cidadania, que formou sua primeira turma, de 42 Agentes da Cidadania,  em dezembro, em projeto piloto em Horizonte. Clique aqui e leia matéria completa.

 

O Programa Geração de Paz – implantado em setembro de 2010, que como origem a Conferência Internacional sobre os Sete Saberes Necessários à Educação do Presente, promovida pela UNESCO e realizada pela UECE –  hoje política pública do sistema de ensino estadual, como afirma a pró-reitora de Extensão, professora Lúcia Helena Granjeiro.

 

A PROEX também consolidou o Projeto de Ressocialização de Apenados em Regime Semiaberto e Familiares,  em parceria com Fundação Deusmar Queirós, o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Pastoral Carcerária e a Defensoria Pública. Veja aqui matéria completa.

 

Juntamente com os Centros e Faculdades, a PROEX ofertou vários programas, projetos, eventos e atividades de extensão que contaram com a participação de quase 80 mil pessoas. As atividades culturais envolveram 924 e ações  lúdicas e integradoras na área de saúde,  do programa Humanartes, beneficiaram 120 crianças no Hospital Luiz de França, e 30 internas do Centro de Assistência à Criança (CAC).

 

Para 2013, a PROEX, como informa a professora Lúcia Helena, irá institucionalizar o funcionamento do Campus de Educação Ambiental e Ecológica de Pacoti. Está previsto também a ampliação de parcerias para estágio curricular, extracurricular e atividades complementares dos graduandos.

 

No planejamento da PROEX para este ano está a implantação de espaços de convivência e socialização para divulgação e circulação das ações extensionistas, a  participação na proposta de revitalização da Bacia do Rio Pacoti, além de constituir um balcão de apoio para a formulação de projetos comunitários, entre outras ações.