PROEX e Instituto Olhar lançam o Programa “Olhar Ceará”

23 de maio de 2013 - 10:55

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o glaucoma é a segunda maior causa de cegueira no mundo, depois da catarata, responsável por 12% delas, no mundo, 15%, no Brasil. A deficiência visual provocada pelo glaucoma é irreversível, pois tem origem genética e hereditária, mas pode ser controlada se diagnosticada a tempo.

Sensibilizada com este grave problema de saúde pública, a Universidade Estadual do Ceará (UECE), por meio de parceria com o Instituto Olhar, está propondo o Programa “Olhar Ceará”, com projetos para implementação de ações de ensino, pesquisa e extensão, inseridos na linha da promoção de saúde e prevenção de doenças oculares, envolvendo os Cursos de Medicina, Enfermagem, Educação Física, Psicologia, Serviço Social e Nutrição.

Algumas iniciativas já estão em execução com a participação de agentes de saúde das Regionais IV e V em coparceria com docentes, discentes, profissionais de serviço de áreas afins e população.

Nesse movimento de expansão das ações foram realizados em maio três minicursos: “Enfermagem e Saúde Ocular” realizado durante o XVII Enfermaio; “Prevenção do Glaucoma” para agentes comunitários de saúde (ACS) das Regionais IV e V, e “Acuidade Visual”, para discentes e docentes da UECE.

A PROEX convida a todos a visitar o estande da UECE e do Instituto Olhar, por ocasião do Encontro de Mulheres, promovido pela Fundação Deusmar Queirós, no período de 23 a 26 de maio, no Centro de Eventos do Ceará. No estande do Programa “Olhar Ceará” haverá a participação de docentes, discentes e profissionais de saúde e áreas afins, envolvidos na realização de ações de promoção da saúde e prevenção de doenças oculares.

O Instituto Olhar tem por objetivos proporcionar atividades nos eixos da prevenção, da recuperação e da reabilitação da saúde ocular; e realizar campanhas educativas focadas na defesa do direito de ver.