PROEX da UECE participa de Encontro Nacional de Extensão do MEC

4 de dezembro de 2014 - 16:55

Termina quinta-feira, da 4 de dezembro, o 1º Encontro Nacional de Extensão Universitária (PROEXT), que reúne professores, coordenadores de projetos e programas, pró-reitores de instituições de todo o país. A pró-reitora de Extensão da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professora Claudiana Nogeuira de Alencar, participa do encontro, que teve início terça-feira, dia 2.

Durante o PROEXT está havendo debates e mostras dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos em 19 Linhas Temáticas que perpassam diversos aspectos da sociedade, bem como suas demandas, a partir de uma ótica dialógica, tendo também como diretrizes as políticas públicas nacionais.

“Muito profícuas, as discussões apontam para a centralidade da extensão na criação de instrumentos e políticas que tornem mais efetiva a função social da universidade”, disse a pró-reitora.

O Encontro Nacional tem por objetivo agrupar as ações em curso, promovendo o debate sobre as conquistas e o futuro do Programa, bem como da Extensão Universitária como um todo. A expectativa é a de que o Encontro seja um momento permeado por reflexões e trocas de experiências entre professores, Pró-reitores, Ministério da Educação e os 18 Ministérios parceiros do programa.

O Programa Nacional de Extensão Universitária é o maior programa interministerial da esplanada. Através do Ministério da Educação, as Instituições de Educação Superior recebem recursos para executarem ações de extensão universitária de norte a sul do país. Trata-se do maior suporte financeiro à extensão universitária, um dos pilares da universidade que representa a aproximação dos saberes produzido nas universidades e na sociedade em que estão inseridos.

Em 2014, o MEC recebeu mais de 3000 propostas de ações de extensão, das quais mais de 600 foram contempladas com recursos que totalizam mais de R$ 85 milhões. Este foi o maior Edital até hoje e contou com a participação de 187 instituições de Educação superior de todas as categorias: instituições federais, estaduais, municipais e, pela primeira vez, instituições comunitárias.

Fonte: MEC