Produção compartilhada resulta em livro que fala de saúde

21 de setembro de 2009 - 09:33 #

“Formação diferenciada: a produção de um grupo de pesquisa” é o título do livro que foi produzido a partir de estudos realizados pelo Grupo de Pesquisa Educação e Saúde Coletiva, do Laboratório de Educação e Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A arte utilizada na produção da capa dessa obra, uma colcha de retalhos, tem tudo a ver com o projeto, do qual fizem parte os integrantes do grupo que gerou a arte final, o livro, a ser lançado às 17h30min da próxima quinta-feira (24/09), no hall do Auditório Paulo Petrola, da Reitoria da UECE, no Campus do Itaperi.

Trata-se de uma produção compartilhada, que reúne três linhas de pesquisas traduzidas pelos trabalhos de professores e bolsistas de iniciação cientifica (graduação) e bolsistas de pós-graduação, com bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Com 18 capítulos, a obra conta com um total de 340 páginas e é publicada pela EdUECE (Editora da UECE).

A primeira linha de pesquisa, cujo titulo é Formação, profissão e práticas sociais em saúde coletiva, conta com nove capítulos que apresentam uma coerência de textos sobre a ação formativa em sua relação com o ensino, a pesquisa e a produção de conhecimento. Ao longo dos diferentes capítulos, o leitor vai encontrar uma série de textos que oferecem uma visão panorâmica do ensino, da prática e da produção de pesquisa em áreas de formação profissional diversas no campo da saúde.

Essa produção compartilhada conta com a coordenação das professoras Silvia Maria Nóbrega-Therrien, enfermeira, com doutorado em Sociologia da Educação pela Universidade de Salamanca, Espanha e com pós-doutorado em Educação pela Universidade de Valencia, Espanha; Maria Irismar de Almeida, enfermeira, com doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará; e o professor João Tadeu de Andrade, cientista social, com doutorado em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia e CWRU, dos Estados Unidos.

Contato: profa. Silvia Nóbrega , 9924-8031