Pró-reitoria de Graduação oferece programação para graduandos na Semana Universitária

24 de novembro de 2021 - 12:08

Como parte da programação da XXVI Semana Universitária da Uece, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) realiza uma série de mesas redondas, minicursos, comunicações orais e painéis, tendo como público alvo estudantes de graduação da Uece e também de outras instituições.

Os temas dos Encontros serão debatidos no âmbito dos programas institucionais de Monitoria Acadêmica (PROMAC), Educação Tutorial (PET), Iniciação à docência (PIBID), Residência Pedagógica (PRP), além de debates sobre práticas docentes e estágio supervisionado.

Além da programação específica de cada evento da Prograd, iniciada no último dia 22, há a programação geral, que será transmitida pelo canal da Prograd e pelo canal da Uece no YouTube, a partir desta quarta-feira (24).

Às 16h, pelo canal da Prograd, haverá a mesa redonda “Aprendizagens da Docência Universitária na Uece: as experiências da Monitoria Acadêmica”, do XXV Encontro de Monitoria Acadêmica (PROMAC).

Ainda no dia 24, às 18h30, pelo canal da Uece, acontecerá a programação do XII Encontro de Iniciação à Docência (PIBID) e do III Encontro de Residência Pedagógica, com a mesa redonda “PIBID e PRP: tensões e desafios à formação inicial de professores hoje”.

E no dia 25, às 16h, pelo canal da Uece, ocorrerá a mesa redonda do V Encontro de Práticas Docentes e do VI Encontro de Estágio Supervisionado, com o tema “Prática Docente e Estágio Supervisionado: múltiplos sentidos e significados em tempo de ensino remoto”.

Saiba mais sobre os eventos promovidos pela Prograd na SU:

XXV ENCONTRO DE MONITORIA ACADÊMICA (PROMAC): Encontro que tem por objetivo divulgar os estudos e as experiências desenvolvidas pelos alunos que fazem parte do Programa de Monitoria Acadêmica (PROMAC), cujos trabalhos deverão estar relacionados à disciplina na qual a monitoria esteja vinculada.

XXIII ENCONTRO PET/MEC, III ENCONTRO PET/UECE e VIII ENCONTRO PET/SAÚDE: Encontros que têm por objetivo divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Programa de Educação Tutorial (PET), nas modalidades PET/MEC, PET/UECE e PET/SAÚDE/GraduaSUS, cujos trabalhos deverão estar relacionados aos projetos de pesquisa e/ou relatos de experiência desenvolvidos.

XII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: Encontro que tem por objetivo divulgar os estudos e as experiências desenvolvidas nos subprojetos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência -PIBID, além de discutir temáticas relacionadas à formação de professores.

III ENCONTRO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: Este encontro tem por objetivo socializar as experiências de ensino vivenciadas por estudantes de graduação que desempenham a função de bolsistas residentes no âmbito do Programa de Residência Pedagógica – PRP.

V ENCONTRO DE PRÁTICAS DOCENTES: Compreendendo prática docente como a atividade pedagógica dos(as) professores (as) articulada à totalidade social, histórica, concreta, em contínuo diálogo com o que fazem, por que fazem e como fazem, tem como objetivo socializar experiências vivenciadas nos espaços de formação inicial, continuada e atuação profissional.

VI ENCONTRO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: Concebendo o estágio supervisionado como espaço de compreensão e realização da atividade profissional, assentado na articulação e produção de conhecimentos teórico-práticos inerentes ao campo de atuação dos(as) graduandos(as), tem como objetivo socializar experiências de estágio por estudantes de bacharelados e de licenciaturas que realizam ou realizaram estágio em diferentes campos, com seus respectivos supervisores acadêmicos e de campo, por meio de rodas de conversa interdisciplinares.

A programação específica dos Encontros pode ser acessada no site do evento https://semanauniversitaria2021.uece.br/.