Pró-reitora de Graduação destaca oportunidades aos novos alunos

13 de agosto de 2013 - 13:50

alt

“Fazer um curso em uma universidade pública é um privilégio para poucos. Dos 6,2 milhões de universitários brasileiros, apenas 19,2% estão matriculados em instituições desta natureza.” Este cenário foi apresentado aos novos alunos da Universidade Estadual do Ceará (UECE) que lotaram o Auditório Central do Campus do Itaperi, na noite de segunda-feira, dia 12, pela pró-reitora de Graduação (PROGRAD), professora Marcília Chagas Barreto. O evento faz parte do calendário da Semana da Integração, que está sendo realizada no período de 12 a 14 de agosto.

De acordo com a professora, cerca de 1,6 mil alunos ingressaram este semestre na UECE, juntando-se aos 18 mil estudantes que aqui já se encontram. A pró-reitora ressaltou que há um amplo leque de oportunidades que estão à disposição dos discentes, no que diz respeito à concessão de bolsas, gerenciadas pela PROGRAD:

Monitoria acadêmica – o mais antigo programa da UECE, são 250 bolsas;

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) – objetiva a interação entre a universidade e a escola de educação básica, com 360 bolsas e está-se pleiteando ampliação para mil;

Programa de Educação Tutorial (PET) – visa integrar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, com 84 bolsas divididas em sete grupos, nas áreas de História, Ciências Sociais, Serviço Social, Gerografia, Enfermagem, Ciências Biológicas e Computação.

Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) – oferece bolsas de dois anos para licenciaturas em Matemática, Física, Química e Ciências Biológicas; saiba mais clicando aqui.

Programa Ciências Sem Fronteiras – A UECE já enviou mais der 60 alunos para a Europa, Canadá e Estados Unidos.

A pró-reitora disse que para ser contemplado com bolsas, o aluno deve ter um bom currículo. “Muitas bolsas não estão disponíveis se você tiver alguma reprovação”, ressaltou, acrescentando que “nunca perca o período de matrículas, pois isso lhe colocará na situação de Abandono de Curso, fazendo com que você fique no mínimo um semestre sem poder cursar disciplinas”.

Finalizando, a professora Marcília conclamou os estudantes a organizarem-se politicamente para exigir que lhes sejam oferecidas boas condições de estudo e formação. Demanda que exige uma contrapartida por parte dos discentes: “Cumpram seu papel: qualifiquem-se de modo a ter condições de fazer retornar à sociedade os frutos das oportunidades que lhe foi dada. Colaborem e construam conosco uma universidade cada vez mais adequada às necessidades de uma sociedade justa e produtiva”.

O evento da noite encerrou com um debate coordenada pelo vice-reitor da UECE, professor Hidelbrando Soares, e pelos professores André Vasconcelos Ferreira, do Departamento de Economia da Universidade Federal do Ceará (UFC), e Zuleide Fernandes Queiróz, do Departamento de Educação da Universidade Regional do Cariri (URCA).

alt