Primeiro Asteroid Day-UECE será aberto ao público

9 de junho de 2017 - 13:34

As inscrições estão abertas para o evento que acontecerá nos dias 29 e 30 de junho, com palestras, minicursos, oficinas, debates e noites de observações no Observatório Otto de Alencar, no Campus Itaperi

No dia 30 de junho de 1908 um imenso asteroide caiu na Sibéria, próximo ao rio Podkamennaya Tunguska, causando uma grande explosão que destruiu 80 milhões de árvores em uma área de 2 mil km2. Estima-se que a explosão tenha sido equivalente a 185 vezes o impacto de Hiroshima. Esse acontecimento ficou conhecido como o Evento de Tunguska.

A fim de relembrar o Evento de Tunguska e alertar sobre o risco de impactos de asteroides com a Terra, foi criado o Dia Mundial do Asteroide, realizado todos os anos no dia 30 de junho, quando acontecem eventos no mundo todo explicando as ameaças que objetos espaciais podem gerar e o que pode ser feito para impedir outro impacto.

Diante dessa data, o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Astronomia (LEPA) realizará nos dias 29 e 30 de junho, aberto ao público, o primeiro Asteroid Day-UECE, promovendo um espaço para divulgação cientifica. O evento contará com noites de observação, além de minicursos, oficinas, debates e palestras sobre temas como “A Descoberta dos sete exoplanetas: Divulgação do Sistema TRAPPIST-1”, “Panspermia Cósmica: uma antiga visão e as muitas evidências recentes” e “Asteroides: origem, classificação e características”.

Mais informações e inscrições: https://www.uece.br/eventos/asteroidday2017/