Primeira universidade pública estadual do Ceará completa 40 anos

4 de março de 2015 - 18:24

alt

No dia 5 de março de 1975 foi criada a Universidade Estadual do Ceará (UECE), a primeira universidade pública estadual, e seu primeiro reitor foi o professor Antônio Martins Filho. As unidades de Ensino Superior existentes na época foram passaram a fazer parte do patrimônio da Universidade: Escola de Administração do Ceará, Faculdade de Veterinária do Ceará, Escola de Serviço Social de Fortaleza, Escola de Enfermagem São Vicente de Paula, e Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, em Limoeiro do Norte.

Ao longo de suas quatro décadas, a UECE espalhou-se pelo Interior. Hoje conta com seis unidades no Interior: Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), em Limoeiro do Norte; Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI); Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI); Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), em Quixadá; Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC), em Tauá, e Faculdade de Educação de Crateús (FAEC).

alt

A UECE dispõe ainda da Fazenda de Experimentação Agropecuária Dr. Esaú Accyoli de Vasconcelos, em Guaiuba, e do Campus de Educação Ecológica em Pacoti, além de três campi em Fortaleza – Itaperi, Fátima e 25 de Março.

São 18.499 alunos nos seus 77 cursos de Graduação, sendo 11.037 em Fortaleza, 4.279 nas unidades do Interior, 2.917 nos Cursos a Distância, 122 na Licenciatura Intercultural dos Povos Indígenas, 50 na Licenciatura em Educação para o Campo, 36 no Programa de Formação de Professores e 58 no PRONERA.

alt

Ao longo de seus 40 anos, a UECE já diplomou, em nível de graduação, 60.234 profissionais nas diversas áreas do conhecimento, contribuindo para o Estado do Ceará no seu desenvolvimento econômico, humano e social.

A Pós-Graduação da UECE oferece nove doutorados, 18 mestrados acadêmicos e nove mestrados profissionais. Com relação ao lato sensu, são 355 cursos presenciais de aperfeiçoamento/especialização, duas residências multiprofissionais e cinco a distância, dos quais 66 presenciais e uma residência multiprofissional em saúde em funcionamento.

A UECE possui 100 laboratórios, devidamente institucionalizados, distribuídos por Centros e Faculdades da Capital e do Interior do estado, além de mais de 160 grupos de pesquisa.

alt

A Universidade Estadual do Ceará celebra seu Jubileu de Rubi como a primeira universidade pública estadual do Norte, Nordeste e Centro-Oeste e a oitava do Brasil, segundo o Ranking Universitário da Folha (RUF). Assim, tem-se muito o que comemorar.