Primeira turma descentralizada de Técnico de Enfermagem conclui curso

2 de outubro de 2012 - 10:45

Após 20 meses de estudos e cumprimento de carga horária de 1.900 horas, os 43 alunos da primeira turma descentralizada de Técnicos de Enfermagem de Jaguaretama, curso realizado pela Unidade de Educação Profissional (UNEP), da  Fundação Universidade Estadual do Ceará  (FUNECE),  concluíram suas atividades no dia 27 de setembro, com cerimônia de conclusão na Associação dos Idosos do município.

A turma de concludentes de Jaguaretama é composta por cerca de  30% de servidores municipais, que, através do convênio firmado entre o Município e a UNEP/FUNECE, puderam finalizar com êxito suas atividades, entre as quais estágios em hospitais de Morada Nova, Russas e Quixadá.

“A parceria com a Prefeitura de Jaguaretama foi fundamental para garantir o sucesso do curso, com transporte e hospedagem para os alunos, além da disponibilização de profissionais da saúde para ministrar as disciplinas constantes do projeto pedagógico do curso”, ressaltou Nelson Arruda, diretor da UNEP.

O Curso Técnico de Enfermagem é coordenado pela professora  Francisca Heronildes Patrício Caetano com turmas  em Fortaleza e Jaguaretama e em processo para abertura de novas turmas  em Pereiro, Jaguaribe e Jaguaribara.

A solenidade de encerramento do curso contou com a participação do diretor da UNEP,  do prefeito de Jaguaretama, Afonso Cunha Saldanha, das secretárias Municipal de Saúde,  Luzia Cunha,  e de Educação,  Lindalva Moura, da enfermeira coordenadora da atenção primária do município e coordenadora local da turma,  Airlene Dantas, além de amigos e familiares dos concludentes.

UNEP/FUNECE

A UNEP/FUNECE está selecionando cursos indicados pelo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, visando aumentar significativamente a participação no ensino de cursos profissionalizantes, em consonância com a tendência nacional de ampliação de oferta de vagas nesses cursos, que, segundo o Ministério da Educação, chegam a 1,14 milhão de matrículas no Brasil, segundo Nelson Arruda.

Criada pelo Decreto nº 28.502, a UNEP/FUNECE tem como objetivo promover a oferta de projetos, programas e cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores e oferecer educação profissional técnica de nível médio. Os cursos oferecidos atualmente são Auxiliar/Técnico de Enfermagem, Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho e Curso Técnico em Segurança do Trabalho.