Primeira turma de Mestrado em Climatologia da Uece realiza aula inaugural

12 de julho de 2016 - 12:40

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) deu início à sua primeira turma do curso de Mestrado Profissional em Climatologia e Aplicações nos Países da CPLP e África. A aula inaugural aconteceu no Auditório Paulo Petrola, Campus Itaperi, na última sexta-feira (8), com participação dos físicos e pesquisadores da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) do Ceará, Adilson Wagner Gandu e Raul Fritz Bechtel Teixeira, além do artista, integrante da galeria francesa Carré D’artistes, Jô Fernandes.

De acordo com o coordenador do Mestrado, Emerson Mariano, “o funcionamento deste curso de pós-graduação se insere dentro das atividades de formação acadêmica do Centro Internacional de Investigação Climática e Aplicações para a CPLP e África, fundado na Cidade da Praia Cabo Verde, no qual a Uece é membro fundador e conta com assento no Conselho Científico”.

alt

A primeira turma do Mestrado foi possível com a parceria de outras instituições e órgãos. “Ela foi articulada com a parceria dos organismos de Proteção e Defesa Civil (Municipal e Estadual), FUNCEME, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE Fortaleza), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal de Alagoas (UFAL), além de alunos que trabalham na Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE) e na SEDUC”, esclarece o coordenador.

alt

Os novos mestrandos esperam sair do curso como novas pessoas e melhores profissionais. “Ao final desse curso de inestimável valor não seremos meros repetidores de informação, mas sim multiplicadores de experiências exitosas, capazes de mitigar o sofrimento de pessoas em situação de risco”, anseia a representante discente, Joelma Francelino Freitas.

alt

O reitor da Uece, professor Jackson Sampaio, deu as boas-vindas aos novos mestrandos e concordou com a aluna. “Aqui você precisa questionar aquilo que você acha que sabe. Você tem que sair diferente sim. Você tem que sair dominando o método científico, não apenas aplicando uma técnica. (…) Espero que essa experiência, que já nasce muito ousada, que já nasce transatlântica, seja um bom começo para que vocês se tornem intelectuais reflexivos, críticos, e ajudem nossa gente a superar seus seculares problemas, que tem relação o tempo todo também com o clima”.

Com o Mestrado Profissional em Climatologia e Aplicações nos Países da CPLP e África, a Uece passa a oferecer 42 cursos Stricto Sensu, sendo 32 mestrados e 10 doutorados.

alt

A aula inaugural teve continuidade com a palestra “Climatologia e Aplicações nos Países da CPLP e África”, com Adilson Wagner Gandu, da FUNCEME.

alt

O evento foi também momento para o relançamento do livro “Satélites Meteorológicos: Imagens, aplicações e curiosidades”, de Raul Fritz Bechtel Teixeira, que foi distribuído gratuitamente para os participantes. A obra é um documento de sua experiência no uso de Técnicas de Sensoriamento em Meteorologia e Meio Ambiente.

alt

Na ocasião esteve presente, com a exposição de artes “A influência Estética do Cangaço”, o artista plástico paranaense, Jô Fernandes, que hoje se dedica exclusivamente à pintura e, inquieto, passeia por várias técnicas como o desenho, aquarela, mosaicos, bico de pena, mas prefere a tinta acrílica sobre tela para registrar o “óbvio” como gosta de falar. Suas obras registram o cotidiano do homem do mar e do sertão, casas de taipa, utensílios, animais, paisagens e o cangaço, tema que lhe fascina desde a infância. A exposição continua dispinível no hall da Reitoria.

Estiveram também presentes o vice-reitor da Uece, professor Hidelbrando dos Santos Soares; o representante da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Wilson Júnior de Araújo Carvalho; e o representante da Defesa Civil Estadual, Cap. BM Aluízio Freitas.