Primeira turma de doutorado em Administração realiza defesas de teses

30 de setembro de 2019 - 16:06 # #

O Programa de Pós-Graduação em Administração da UECE realizou as primeiras bancas de defesa de doutorado de sua história. Cinco doutorandos apresentaram suas teses, finalizando um percurso de 48 meses.
Para as coordenadoras do Programa, as professoras Verónica Lídia Peñaloza Fuentes e Ana Cristina Batista dos Santos, este momento representa um rito de passagem carregado de sentido formativo para formandos e formadores. Representa também uma entrega qualificada para a sociedade, na medida em que tanto o conhecimento construído quanto os seus construtores, continuarão agindo no mundo. Quatro turmas de doutorado ainda estão em andamento no Programa e a Chamada Pública para formação da VI turma deve ser publicada em breve. A expectativa é de que nos próximos 5 anos o PPGA forme mais 23 doutores em Administração.

Para o egresso Felipe Gerhard Paula Sousa, a trajetória de um doutorando não se limita à mera contemplação do conhecimento, mas à árdua tarefa de compreendê-lo para retirar daí a sua ação. O trabalho do doutorando, portanto, é criador e criativo e é por meio do trabalho artesanal do conhecimento que o doutorando/pesquisador se recria, cria o seu mundo e transforma aquele ao seu redor.

As defesas foram de: Lucas Lopes Ferreira de Souza com o estudo intitulado Segmentação Dinâmica do Mercado das Microfinanças sob orientação da professora Ana Augusta Ferreira de Freitas;

Luma Louise Sousa Lopes com o estudo intitulado O Organizar das Práticas de Espaço à Luz da Perspectiva Histórica: A Arquitetura de Ferro da Cidade de Fortaleza sob orientação da professora Ana Silvia Rocha Ipiranga;

Felipe Gerhard Paula Sousa com estudo intitulado Para além dos mercados: uma pesquisa intersubjetivista sobre o consumo colaborativo sob a orientação da professora Verónica Lidia Peñaloza Fuentes;

Michelle do Carmo Sobreira Domingues com o estudo A Relação entre Capacidades Dinâmicas e Desempenho Organizacional no Contexto do Ensino Superior a Distância sob a orientação do professor Paulo César de Sousa Batista;

Joelma Soares da Silva com o estudo Identificação com a Diversidade e Alterações nas Práticas de Trabalho Docente em Universidades Federais sob a orientação do professor Francisco Roberto Pinto.