Primeira no mundo, gestação em caprino com ovário artificial é produzida pela Favet/Uece

10 de agosto de 2020 - 16:11 # # # # # #

 

A revista científica internacional Molecular Reproduction and Development publica artigo sobre pesquisa inédita feita por equipe do Laboratório de Manipulação de Oócitos e Folículos Ovarianos Pré-antrais (Lamofopa), liderado pelo professor José Ricardo de Figueiredo, da Faculdade de Veterinária da Universidade Estadual do Ceará (Favet/Uece).

A pesquisa intitulada First pregnancy after in vitro culture of early antral follicles in goats: positive effects of anethole on follicle development and steroidogenesis realiza a primeira gestação, do mundo, em caprinos, utilizando a tecnologia do ovário artificial, técnica que visa a preservação da sobrevivência e crescimento in vitro de óvulos fora do organismo materno.

“A tecnologia do ovário artificial tem grande importância na pesquisa básica, como conhecimento sobre os fatores que controlam a sobrevivência e desenvolvimento in vitro de folículos ovarianos, bem como, futuramente, para melhorar a multiplicação de animais domésticos, preservação de espécies ameaçadas de extinção, além do tratamento de infertilidade em humanos”, explica Ricardo Figueiredo.

Segundo explica o docente, apesar da gestação caprina não ter chegado a termo, a pesquisa representou melhorias significativas na maturação e produção in vitro de embriões a partir de óvulos crescidos também in vitro, “estes últimos extremamente mais sensíveis que aqueles crescidos in vivo, ou seja, no próprio ovário”.

A pesquisa, que resultou da tese de Doutorado da pesquisadora Naíza Sá, integrante do Lamofopa, sob orientação do professor Ricardo, foi financiada com recursos oriundos do PRONEX CNPq/FUNCAP (edital 2015) e teve a parceria com outros laboratórios, incluindo da própria Uece.

Em período anterior, graças a recursos aprovados junto a um edital RENORBIO-CNPq (2006), bem como um projeto de cooperação internacional financiado pela CAPES-FUNCAP, a equipe do Lamofopa foi a primeira, no mundo, a relatar a obtenção in vitro de oócitos maturos e embriões em estádios avançados na espécie caprina, utilizando a tecnologia do ovário artificial.

Com a combinação de esforços dos pesquisadores e parceiros, o Lamofopa se tornou o maior laboratório da América Latina relacionada à pesquisa na área do ovário artificial caprino.

Clique aqui para ler o artigo (acesso restrito)

Saiba mais

O Lamofopa/Favet/Uece já realizou o treinamento de mais de uma centena de estudantes e pesquisadores nacionais e internacionais, bem como vem contribuindo de forma expressiva na produção de artigos científicos em periódicos internacionais.

Além das publicações, o reconhecimento internacional do Lamofopa pode ser atestado pelo fato deste laboratório integrar o consórcio internacional Oncofertility, um dos maiores consórcios mundiais para o tratamento de infertilidade em humanos com sede em Chicago-EUA (interesse em utilizar o modelo do ovário artificial caprino como modelo para humanos).

O coordenador do Lamofopa, Ricardo Figueiredo, foi ainda selecionado para atuar como pesquisador convidado do Smithsonian Conservation Biology Institute (SCBI), Instituto para conservação de vida selvagem, com sede Washington-DC-EUA.

O pesquisador afirma que o sucesso do laboratório, que completou seu 25º aniversário em abril, se deve ao foco na formação humanística de seus integrantes, baseado na aplicação do conceito de educação integral (desenvolvimento dos aspectos intelectual, emocional e social do indivíduo).

Segundo avalia professor Ricardo, na contramão do tecnicismo puro de muitos laboratórios de pesquisa, que tem a produção de artigos quase como um fim em si mesmo, o Lamofopa oferece aos seus integrantes – além do treinamento em técnicas avançadas de manipulação de gametas, apresentação oral de dados e elaboração de artigos – formação em liderança, tendo a possibilidade, como voluntário, de participarem de grupos semanais de discussão de temas relacionados aos aspectos práticos da ética cristã, atuando em diversas caravanas solidárias bimestrais, promovidas pelo Grupo Cristão Mãos de Luz, numa parceria com a Favet-Solidária, uma formação humanística na prática.