Presidente da Funcap visita Unidade de Pesquisa e Transferência Biotecnológica da Uece

15 de outubro de 2012 - 12:29 #

O presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), professor Haroldo Rodrigues de Albuquerque Junior, visitou, na última quinta-feira (11/10), as novas instalações da Unidade de Pesquisa e Transferência Biotecnológica (UPTBI), da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Parte do apoio financeiro para as obras de construção dessa unidade é oriunda da Funcap. Além de percorrer os diferentes setores da UPTBI, o presidente Haroldo Rodrigues conheceu a política das seis empresas da Incubauece, por meio de palestras ministradas pelos seus representantes. Em seguida, os visitantes foram cumprimentar o reitor da UECE, Jackson Sampaio, em seu gabinete.

A UPTBI é o resultado de esforços dos professores e pesquisadores vinculados ao Laboratório de Manipulação de Oócitos e Folículos Ovarianos Pré-antrais (LAMOFOPA) e do Núcleo Integrado de Biotecnologia (NIB). O LAMOFOPA e o NIB são partes integrantes de dois programas de pós-graduação da universidade: o  Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias e o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia. Abrigada pela UPTBI, a Incubadora de Empresas da Uece (Incubauece) é coordenada pela professora Maria José Barbosa.

O presidente da Funcap, Haroldo Rodrigues, estava acompanhado do Secretário Adjunto da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Almir Bittencourt, e da diretora Científica da Funcap, professora Cláudia Linhares Sales. Os visitantes foram recebidos pelo Pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Jerffeson Teixeira de Souza, pelo diretor da Faculdade de Veterinária (FAVET), Célio Pires, pela coordenadora da UPTBI, Ana Paula, professora Paula Lenz, da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio), coordenador do NIB, Ricardo Figueiredo, além de outros professores pesquisadores e estudantes.

A UPTBI conta com seis laboratórios de pesquisa e transferência de tecnologia e inovação, nos quais empresas consolidadas ou em fase de ampliação irão desenvolver ou explorar produtos e oferecer serviços de alta tecnologia para o setor produtivo ou sociedade. Os laboratórios estabelecidos na UPTBI são os seguintes: Laboratório de Produção in vitro de Embriões, Laboratório para a exploração e  desenvolvimento de produtos e processos biotecnológicos à base de água  de coco em pó; Laboratório de Pesquisa com Célula-Tronco; Laboratório de Biotecnologia Aplicada à Reprodução de Caninos e Laboratório de Biologia Molecular.