Presidente da ADECE faz palestra na UECE sobre desenvolvimento tecnológico no CE

8 de julho de 2013 - 13:12

alt

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE), Roberto Smith, foi o palestrante da abertura do I Workshop sobre Inovação e Empreendedorismo, realizado sexta-feira, dia 5 de julho, pela Unidade de Pesquisa Transferência Biotecnológica e Inovação (UPTBI) e pela Incubadora de Empresas da Universidade Estadual do Ceará (INCUBAUECE).

Smith abriu sua palestra dizendo que ao ser convidado para a abertura do workshop algumas questões lhe foram colocadas como gestor da ADECE, agência de desenvolvimento que cuida da execução do programa de desenvolvimento do Estado, definido a partir da sua concepção pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento (CEDE).

As perguntas foram: a) O que o Ceará está fazendo do ponto de vista da inovação tecnológica para o desenvolvimento? b) Como o Estado vê a inovação tecnológica para alcançar o desenvolvimento? c) Como o Estado interpreta a relação academia e empreendedorismo para o desenvolvimento?

Ex-diretor do Banco do Nordeste do Brasil, no período de 2003 a 2011, Smith afirmou, para iniciar sua resposta às aquelas três perguntas, que, em termos de inovação tecnológica, o que ocorre no Ceará “encontra-se correlacionado com a debilidade existente em nível nacional, sendo, no entanto, mais acentuada. Isso porque em escala nacional existem certas áreas e setores que se destacam, o mesmo sendo difícil de ser assinalado no Ceará e mesmo no Nordeste.”

“Sob um diferencial de renda per capita apreciável existe: uma acentuada diferença entre a quantidade de anos de estudo de sua população em quaisquer extratos”, continuou o presidente da ADECE, acrescentando ainda “ estruturas produtivas arcaicas que ainda perduram com maior intensidade; perdas enormes de população através de processos emigratórios; e grande assimetria social e de oportunidades de mobilidade social”.

Cliquei aqui e confira a palestra do presidente da ADECE na íntegra