Preparação para Fórum de Discussão do Plano de Segurança da Uece ocorre sexta (25)

23 de maio de 2018 - 16:58

O evento tem como finalidade preparar as comissões locais para dar início ao Fórum que discutirá o Plano de Segurança a ser institucionalizado na Uece

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) dará mais um passo em direção à institucionalização de um Plano de Segurança Universitária para seus campi. Na próxima sexta-feira (25/05), das 8h às 17h, no auditório do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), Campus Itaperi, acontecerá a “Formação dos Componentes das Comissões Locais de Organização do Fórum de Discussão do Plano de Segurança da Uece”.

A formação objetiva preparar as comissões de cada campus para o Fórum, que acontecerá em todas as unidades da Uece, e visa ainda discutir pontos como o cronograma e a metodologia de execução do evento.

As comissões locais são compostas, prioritariamente, por um professor, um servidor e um aluno, que atuarão como coordenador, subcoordenador e relator. Serão eles os responsáveis pela organização, realização, divulgação e sistematização do Fórum em seus respectivos campi.

O Fórum, para o qual as comissões locais se preparam, será um espaço de discussão e de proposições ao Plano de Segurança Universitária da Uece, elaborado por meio do Programa Ceará Pacífico, do Governo do Estado.

De acordo com o vice-reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, “em 2015, o reitor Jackson Sampaio garantiu uma pauta dentro do Ceará Pacífico que permite que o Programa olhe para as universidades como uma prioridade, elaborando um plano de segurança para todas as universidades estaduais do Ceará, dando início com a Uece”, explica.

Para que o plano proposto seja institucionalizado na Uece, cada campus terá um Fórum de Discussão, que contará com a participação, por livre adesão, da comunidade acadêmica. “Esse é um plano que visa dar maior segurança à comunidade universitária, mas, logicamente, precisa antes ser discutido com seus membros”, ressalta o vice-reitor.

Com as contribuições feitas para o aperfeiçoamento do plano, os resultados de cada Fórum Local serão apresentados à Comissão Geral e, posteriormente, ao Conselho Universitário (Consu/Uece).

O evento de Formação dos Componentes, que acontecerá no próximo dia 25, será aberto pelo vice-reitor Hidelbrando Soares, que apresentará os integrantes e a proposta de metodologia para realização dos fóruns locais.

Durante o evento serão também discutidos os temas: “Reflexões sobre conflito e violência: Conflito, violência e crime”, com o professor Giovani Jacó de Freitas, do Laboratório de Estudos da Conflitualidade e da Violência (Covio/Uece); “Criminalidades e suas tipificações”, com o tenente Anderson Duarte Barboza, pesquisador do Covio; “Políticas públicas de segurança e os desafios da segurança universitária”, com a professora Glaucíria Mota Brasil, do Laboratório de Direitos Humanos, Ética e Cidadania (Labvida/Uece); e “Tipos de violência e as violências de gênero e de geração”, com a estudante de Psicologia e membro do Núcleo de Acolhimento Humanizado às Mulheres em Situação de Violência (NAH/Uece), Gladys Pontes.