Prêmio Jovens Pesquisadores incentiva publicação de dados sobre biodiversidade

9 de junho de 2017 - 13:22

Prêmio Jovens Pesquisadores, realizado anualmente pela Plataforma Global de Informação sobre Biodiversidade (GBIF, na sigla em inglês), oferece dois auxílios de 5 mil Euros, um para mestrado e outro para doutorado. A premiação tem o objetivo de fomentar a inovação científica na área de tecnologia da informação para a biodiversidade e incentivar a publicação de dados com informações sobre espécies observadas ou coletadas, podendo ser tanto dados ecológicos, quanto dados de coleções provenientes de eventos de amostragem. No Brasil, a seleção será realizada pelo Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr), iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com suporte técnico da ONU Meio Ambiente e apoio financeiro do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).

Os candidatos deverão preparar dados completos, com informações compreensíveis para os usuários. Para concorrer ao prêmio, o conjunto de dados da pesquisa ecológica deve estar publicado no GBIF. No caso do Brasil, os candidatos podem publicar via Integrated Publishing Toolkit (IPT) do SiBBr e contar com o a equipe do sistema para o esclarecimento de dúvidas. Os dados serão considerados elegíveis mesmo que o processo usual de endosso do GBIF não tenha sido concluído.

Seleção

O SiBBr irá receber inscrições para o prêmio até o dia 20 de junho. O material passará por uma valiação interna e serão encaminhado para o GBIF os dois projetos de pesquisa selecionados. São elegíveis para o edital mestrandos e doutorandos regularmente matriculados em programas universitários públicos ou privados no Brasil. O anúncio final do prêmio será realizado em setembro, em Helsinque (Finlândia), durante o 24º Congresso de Governança do GBIF.

O júri será formado pelo Comitê Científico do GBIF e por especialistas em dados ecológicos. A avaliação será com base na integridade e qualidade dos dados e metadados descritivos associados. Para concorrem ao prêmio, os projetos de pesquisa devem preencher o seguinte formato:

1. Sumário do Projeto (até 200 palavras);

2. URL do conjunto de dados – local a partir do qual é possível acessar o conjunto de dados, que deve incluir metadados completos descrevendo os dados e ser estruturado como um conjunto de dados de evento de amostragem válido;

3. Curriculum Vitae do estudante, incluindo contatos na instituição de origem;

4. Documentos de suporte:

i. Uma carta oficial do orientador do aluno atestando que o requerente é um estudante em boa posição no programa de pós-graduação da universidade;

ii. Pelo menos uma, e não mais do que três cartas, de apoio de pesquisadores estabelecidos ativos em um campo que engloba e integra informática da biodiversidade (por exemplo, a genética, a composição de espécies e características, biogeografia, ecologia, sistemática, etc.).

Os projetos de pesquisa devem ser encaminhados em inglês para o SiBBR/MCTIC até o dia 20 de junho de 2017, pelo e-mail: sibbr@sibbr.gov.br.

Fonte: Funcap