Prêmio José Reis, do CNPq, está com inscrições abertas

27 de março de 2013 - 11:26

alt 

Estão abertas as inscrições para a 33ª edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, instituído pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que é destinado às iniciativas que contribuam significativamente para tornar a Ciência, a Tecnologia e a Inovação conhecidas do grande público.

O Prêmio José Reis de Divulgação Científica, de caráter individual e indivisível, é atribuído em sistema de rodízio a uma das três categorias:

1) Divulgação Científica e Tecnológica:premiará o pesquisador ou escritor enquanto divulgador da Ciência, Tecnologia e Inovação para o grande público – edição 2013.

2) Jornalismo Científico: premiará o jornalista profissional que se destaque na difusão da Ciência e da Tecnologia nos meios de comunicação de massa – edição 2014.

3) Instituição e Veículo de Comunicação: premiará a instituição ou veículo de comunicação coletiva que tenha tornado acessível ao público conhecimentos sobre Ciência e Tecnologia e seus avanços – edição 2015.

A diversidade dos vencedores – entre os quais veículos de comunicação, instituições de pesquisa, equipes de programas de televisão, além de pesquisadores e seus trabalhos individuais – comprova a importância do Prêmio José Reis ao motivar a criação dos mais diferentes mecanismos de divulgação científica e tecnológica.

A criação do Prêmio, em 1978, representa uma homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador, José Reis. Ele nasceu no Rio de Janeiro e morreu em São Paulo, no dia 16 de maio de 2002, aos 94 anos de idade.

Inicialmente o Prêmio era bienal e os candidatos, sugeridos pela própria comissão julgadora. Em 1982 tornou-se anual e a partir de 1983, passou a contar com as três categorias atuais.

Clique aqui e visite o site do Prêmio José Reis