Prêmio FUNART de Música Clássica 2010 se apresenta na UECE e no TJA

20 de setembro de 2010 - 15:51 #

O Duo Barrenechea, formado pelo casal Sérgio Barrenechea (flautista) e Lúcia Barrenechea (Máster class de pianio), em sua turnê em Fortaleza, faz duas apresentações nessa sexta-feira (24/09): às 9h, no curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no Campus do Itaperi; e à noite, a partir das 18h, no Foyer do Teatro José de Alencar. É importante lembrar, que a entrada para os dois shows é aberta ao público e é gratuita.

Os dois músicos são professores do Instituto Villa-Lobos da UNIRIO e o seu projeto instrumental acaba de ser contemplado com o Prêmio Funarte de Circulação de Música Clássica 2010. O Duo Barrenechea vai presentear o público com um roteiro musical, cuja proposta é mostrar um vasto repertório para a formação de flauta e piano, incluindo a música brasileira erudita e popular. Os dois vêm atuando desde 1989 com apresentações em inúmeras cidades do Brasil e dos Estados Unidos.

O Duo Barrenechea, formado pelo flautista Sérgio Barrenechea e sua mulher, a pianista Lúcia Barrenechea, tem participado de vários eventos e encontros internacionais e nacionais. Em 2008, lançou seu primeiro CD “Momentos em Paris”, com repertório de músicas de compositores franceses. Em outubro de 2009, Lúcia e Sérgio, com o Quarteto UNIRIO, participaram do concerto em comemoração aos 20 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Vietnã na Ópera de Hanói e de masterclasses no Conservatório de Hanói-Vietnã.

Lúcia Barrenechea é professora de piano no Instituto Villa-Lobos da UNIRIO, onde também atua no programa de Pós-Graduação em Música – mestrado e doutorado. Pianista, formada pela Universidade Federal de Goiás, realizou mestrado em música na Universidade de Boston, EUA, e doutorado em piano e pedagogia do piano na Universidade de Iowa, EUA, sob orientação de Réne Lecuona.

Nascido em Brasília, Sérgio Barrenechea iniciou seus estudos musicais na Escola de Música de Brasília. Concluiu seu bacharelado em flauta na UnB, e seu mestrado no Boston Conservatory, EUA, onde foi aluno de William H. Grass. Realizou seu doutorado na University of Iowa, EUA, onde teve oportunidade de se apresentar em master-classes de renomados flautistas como Julius Baker, Walfrid Kujala, Carol Wincenc e Keith Underwood. Foi primeiro flautista da Orquestra Filarmônica de Goiás e atuou como músico convidado da Orquestra do Teatro Nacional Cláudio Santoro, da Cedar Rapids Symphony Orchestra e da Orquestra Sinfônica Brasileira.

Contato: Professor  Heriberto Porto – 3101-9760