Prêmio de melhor Dissertação de Mestrado da área de Ciências & Tecnologia

28 de julho de 2015 - 15:10 #

O curso de Mestrado Profissional em Computação Aplicada (MPCOMP), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em parceria com o Instituto Federal de Educação Tecnológica do Ceará (IFCE) foi contemplado com o prêmio de melhor dissertação de mestrado da área de Ciências e Tecnologia, no I Concurso de Teses e Dissertações promovido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UECE.

alt

O prêmio concedido ao mestrando Michael Santos Duarte, sob orientação do professor Albert Einstein Fernandes Muritiba, ambos da área de Sistemas de Apoio a Decisão do MPCOMP. O trabalho intitulado “Proposta de um Sistema para Gerenciamento de Energia Residencial no Contexto das Smart Grids” trata de uma solução inteligente, usando programação matemática, para o gerenciamento de cargas elétricas de residências conforme as preferências e o perfil de uso de energia do consumidor.

alt

A programação da Smart Grid, visa otimizar o uso da energia de modo a poupar o máximo, considerando os hábitos de consumo do usuário. A ferramenta poderá estar disposta em um dispositivo específico que contenha hardware avançado para prover o gerenciamento do recurso na rede elétrica residencial. O trabalho apresenta com maestria diversas simulações de perfil de usuário e mostra as economias prováveis, que podem acontecer em diversas bandeiras de consumo.

No final de seu mestrado, Michael Santos prestou concurso público para professor do IFCE, logrando pleno êxito no certame. Atualmente cursa doutorado no DETI-UFC.

Já o seu orientador, Prof Albert Muritiba, foi aluno de graduação da UECE e realizou programa avançado de treinamento na Europa (Itália, Projeto Alfa – Comunidade Européia) com a participação conveniada da UECE, e concluiu o seu doutorado na Universidade de Bologna, Itália. Atua agora como professor adjunto do DEMA-UFC, e é professor permanente do nosso MPCOMP.

A UECE parabeniza a equipe pelo excelente trabalho e deseja pleno sucesso em suas carreiras.