Prefeitos das cidades onde a UECE tem campus tomam Café da Manhã na Reitoria

9 de dezembro de 2016 - 14:28 #

O reitor, Jackson Sampaio, e o vice-reitor, Hidelbrando dos Santos Soares, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), juntos com pró-reitores, diretores de centros, faculdades e instituto superior, diretores administrativos e coordenadores de cursos, receberam no último 02 de dezembro, os prefeitos eleitos das nove cidades onde a UECE tem campus permanente, para um café da manhã, na Reitoria, campus Itaperi. O objetivo principal do encontro foi o de abrir caminhos de cooperação entre a instituição e as prefeituras, na perspectiva dos novos mandatos.

alt

Durante o encontro, o reitor Jackson Sampaio, apresentou a grandeza e a complexidade da UECE, hoje, como seus 12 campi distribuídos por nove cidades, além de fazer um relato sobre os principais projetos de ensino,  pesquisa,  extensão social e inovação tecnológica desenvolvidos pela instituição. O reitor enfatizou, ainda, que a instituição é pioneira na interiorização do ensino superior no Ceará, pioneira na formação de professores e com maior capacidade de inclusão social.

alt

Outro ponto de grande importância do encontro foi que, já ficou marcada para janeiro 2017, audiência com os prefeitos dos municípios de Crateús (18/01, às 10h30), Tauá (19/01, às 9h) e Iguatu (20/01, hora a ser confirmada), com a seguinte pauta: preparação do II Fórum de Educação Superior da cidade e região; parcerias na formação de professores e nos estágios; apoios específicos à cessão do CVT para a FAEC (caso Crateús), incorporação ao CECITEC do Museu do Dr. Feitosinha (caso de Tauá) e utilização conjunta do Campus Areias (caso de Iguatu). Nos demais municípios as reuniões serão marcadas futuramente (Fortaleza, Pacoti, Guaiuba, Itapipoca, Limoeiro do Norte e Quixadá).

alt

Estavam presentes, o secretário de Educação de Fortaleza, Jaime Cavalcante, representando o prefeito da Capital de Fortaleza, Roberto Cláudio Bezerra; os prefeitos de Crateús , Marcelo Machado; de Quixadá, Ilário Marques; de Tauá, Carlos Windson Mota; de Guaiuba, Marcelo Fradique Accioly; de Itapipoca, o vice-prefeito, Edísio Pacheco , representando o titular João Ribeiro Barroso; e de Pacoti, Francisco José Sampaio. Os prefeitos eleitos de Limoeiro do Norte e de Iguatu justificaram ausência, por motivo de saúde. O titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, fez-se representar pela secretária executiva, Nagyla Drumond.

alt

Os dirigentes municipais foram unânimes, em afirmar, que a UECE é reconhecida na qualificação dos programas de ensino, pesquisa e extensão, agradeceram o convite para o café, elogiaram a iniciativa do reitor Jackson Sampaio, e se colocaram à disposição das tarefas, nos Governos Municipais e na mediação com as respectivas Câmaras Municipais. .

UECE e sua Dimensão

A UECE ocupa o 8º lugar no ranking da Folha de São Paulo, entre as universidades estaduais do país, e a melhor do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.  Em números, ela tem 500 alunos de ensino técnico de nível médio, 19 mil alunos de graduação, dois mil alunos de pós-graduação lato sensu e 1.800 alunos de pós-graduação stricto sensu, 806 professores efetivos, 300 professores substitutos, 260 servidores técnico-administrativos, 500 trabalhadores terceirizados, cinco cursos técnicos de nível médio, 68 cursos presenciais de graduação, 12 cursos de graduação à distância, 90 cursos de pós-graduação lato sensu, 14 mestrados profissionais, 18 mestrados acadêmicos, 10 doutorados, 172 grupos de pesquisa cadastrados, 138 laboratórios e 157 projetos de extensão. Estes últimos atendem, na média do último triênio, 150 mil pessoas beneficiadas/ano.

Os principais desafios da UECE para os próximos quatro anos são: 1- planejar segurança e expansão gradativa do custeio e do investimento; 2- recuperar o quadro docente, fragilizado por aposentadorias, falecimentos e exonerações não repostas; 3- consolidar competência para incrementar a captação de recursos federais e privados disponibilizados por meio de editais; 4- implantar PCCV dos servidores técnico-administrativos e iniciar recuperação do quadro por meio de concurso, que se encontra aberto para inscrições, até o próximo dia 16 de dezembro, com 135 vagas para nível superior e médio; 5- viabilizar as seis unidades de ensino localizadas no interior do estado como centros de excelência em formação de professores; 6- incrementar processos de segurança documental, digitalizando mais de 150 mil documentos; 7- incrementar processos de segurança patrimonial e de pessoas, com instalação de videomonitoramento em seus 12 campi; 8- aumentar a qualificação da  infraestrutura de acessibilidade; 9- aumentar a qualificação da rede de laboratórios de ensino de graduação; 9- aumentar a qualificação da infraestrutura de pesquisa para pós-graduação e pesquisa; e 10- aumentar a qualificação de seu parque de inovação e tecnologia.