Prefeito Roberto Claudio recebe reitor da UECE em grande audiência

29 de agosto de 2013 - 19:17 #

Em reunião que faz parte da estratégia da gestão de manter permanente diálogo com representantes dos diversos segmentos da sociedade, o Prefeito Roberto Cláudio recebeu no Paço Municipal, na manhã desta quarta-feira (28/8), o reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Jackson Sampaio, para estabelecer parcerias entre o governo municipal e os três campi da instituição em Fortaleza, por meio de seus projetos de pesquisa, ensino e extensão. A Universidade apresentou demandas e contrapartidas em áreas como mobilidade urbana, meio ambiente, educação e saúde.

Para Roberto Claudio “Essa é uma discussão de como a cidade pode ter relações mais próximas entre as instituições. Especialmente com universidades, que já prestam serviço importante de formação de pessoal, produção do conhecimento e, em alguns casos, de assistência. A nossa ideia é aprofundar essa relação. Na reunião já sinalizamos o estabelecimento de equipamentos públicos da Prefeitura no campus da UECE, que podem servir à cidade e, ao mesmo tempo, à formação dos estudantes”, afirmou Roberto Cláudio.

Segundo o Prefeito, ocorrerão ações na Universidade como a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a ser iniciada dentro de duas semanas; de um Centro de Acompanhamento para Dependentes Químicos; de um Centro de Formação de Atletas; de um Centro de Atenção à Saúde da Família; projetos de preservação ambiental e requalificação das vias no entorno dos campi “25 de Março”, “Fátima” e “Itaperi”.

Conforme Jackson Sampaio, a Universidade é parte constituinte da Capital demandando, por um lado, questões ligadas à infraestrutura e, por outro, atuando como fonte de soluções para os problemas do Município. “Identificamos a situação dos campi, questões de segurança, de iluminação, de acesso e da relação com entorno, sobretudo no campus do Itaperi. Nós estamos começando pela integração dos nossos cursos da educação e da saúde às ações do município”, disse.

O reitor ainda falou sobre projetos para requalificar a Policlínica Nascente, o Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Outras Drogas (CAPS ad) e o Centro de Zoonoses de Fortaleza (CCZ), além da qualificação de alunos de cursos como Geografia, História, Letras e Educação Física para atuarem como voluntários na Copa do Mundo de 2014.

Por parte da equipe do Prefeito, a reunião contou com a presença do Vice-Prefeito, Gaudêncio Lucena, secretário de Cultura, Francisco Geraldo de Magela Lima Filho, secretário de Infraestrutura, Samuel Dias, secretária Saúde, Socorro Martins, secretária de Urbanismo e Meio Ambiente, Agda Muniz, secretário Especial de Ciência Tecnologia e Inovação, Tarcisio Pequeno, presidente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (INPLANFORT), Eudório Santana, e coordenador de Comunicação da Prefeitura de Fortaleza, jornalista Moacir Maia.

Por parte da equipe do Reitor, a reunião contou com a presença do vice-reitor, Hidelbrando dos Santos Soares, dos pró-reitores de Políticas Estudantis, Antonio de Pádua Santiago de Freitas, de Administração (em exercício), Carlos Heitor Sales Lima, de Pós-Graduação e Pesquisa (em exercício), Luilma Albuquerque Gurgel, do Diretor-Presidente do Instituto de Estudos e Projetos da UECE, Plácido Castelo Neto, da assessora de comunicação, Maria de Fátima Saraiva Serpa, e da Diretora do Centro de Ciências da Saúde, Glaucia Posso Lima.