Prefeito de Fortaleza assina ordem de serviço para construção de mais um CEI

4 de dezembro de 2015 - 19:20 #

O equipamento, que atenderá cerca de 220 crianças de 1 a 5 anos será construído em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece)

O prefeito Roberto Cláudio assinou, nesta quinta-feira (03/12), a ordem de serviço para construção do Centro de Educação Infantil (CEI) do bairro Dendê, em um terreno doado pela Uece. A solenidade de assinatura ocorreu no gabinete do reitor da Uece,  Jackson Sampaio.

O Prefeito destacou que parte das vagas da creche serão destinadas a filhos de alunos da Universidade. “Essa é uma parceria acadêmica com a Uece, que pode fazer esse espaço possível para atuação de suas práticas pedagógicas. Queremos que esse, para além de todos os outros Centros de Educação Infantis que iremos inaugurar, possa ser um local de vanguarda, inovador, que possa modificar a vida das pessoas”, declarou.

Conforme Roberto Cláudio, a exposição de estudantes de 1 a 5 anos (faixa etária atendida pelos equipamentos) a atividades de estímulo educacional resultam em indicadores cognitivos e motores na vida jovem e adulta daquele aluno. “Essa criança protegida das ruas, acompanhada pelos pais e pela nossa rede de saúde acaba tendo resultados de médio e longo prazo diferentes”, disse. Segundo ele, a rede de ensino infantil duplicou o número de vagas, no fim de 2015, em relação ao igual período de 2013.

Os recursos são oriundos do Tesouro Municipal e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o novo CEI atenderá a cerca de 220 crianças. O equipamento terá 1.510,23 m² de área total e contará com dez salas de aulas, fraldário, sala de leitura e biblioteca, copa, refeitório, despensa, cozinha, solarium (espaço externo para atividades ao ar livre), sala de repouso para as crianças, rouparia, lavanderia e sala de professores.

De acordo com o secretário de Educação, Jaime Cavalcante, a creche é um espaço possível para integrar a comunidade universitária e a gestão. “Parte dos alunos dessa creche serão filhos de professores e de alunos da universidade. Quem passa o dia estudando no campus, agora, tem a oportunidade de deixar os filhos estudando num local com qualidade”, disse.

Para o reitor da Uece, Jackson Sampaio, o CEI tem uma grande função social. “Toda a área da Regional tinha apenas uma pequena presença do poder público. Hoje, essa área se adensa, e a Universidade, junto à Prefeitura, passa a ser uma plataforma de serviços sociais para a comunidade”, destacou.

Parceria com a Uece

O prefeito Roberto Cláudio ressaltou diversas ações em parceria com a Universidade Estadual do Ceará. “A Uece é uma das centralidades urbanísticas de Fortaleza: pela densidade de pessoas, multiplicidade de serviços, pela centralidade de sua localização”, avalia.

A solenidade de assinatura do CEI contou também com a presença  do vice-reitor, Hidelbrando Soares, do secretário de Educação de Fortaleza, Jaime Cavalcante Filho, do ex-reitor, Assis Araripe, do representante da construtora J.M.V, Marcelo Correira Lima, de pró-reitores, de diretores de centros, de faculdades, de coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação, de servidores, e demais autoridades acadêmicas e da prefeitura de Fortaleza.