Prefeito Celso Crisóstomo quer Campus da UECE em Canindé

3 de junho de 2013 - 11:35 #

Em recente reunião com o Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor Jackson Sampaio, no campus do Itaperi, o prefeito de Canindé, Celso Crisóstomo, solicitou a instalação de um campus da UECE naquela cidade santuário, que fica localizada a 118 km de Fortaleza. O prefeito destacou que Canindé tem por volta de 75.000 habitantes, é referência para pelo menos 15 outras cidades e precisa contratar ônibus para deslocar mais de 250 estudantes, por dia, para centros universitários como Fortaleza, Quixadá e Sobral.

O reitor Jackson Sampaio sugeriu que a maneira mais rápida de a UECE chegar a Canindé seria por meio do recredenciamento de um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A UECE, por meio da UAB, já oferece licenciaturas a distância em Artes Plásticas, Ciências Biológicas, Matemática, Física, Computação, Pedagogia e Química; bacharelado em Administração Pública; e especializações em Gestão Pública, Gestão Municipal e Gestão em Saúde. No início de 2013 a UECE tentou duplicar sua oferta, mas muitos polos, de responsabilidade dos municípios, haviam sido descredenciados ou desabilitados.

O prefeito, Celso Crisóstomo, e o presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Uchoa, destacaram a possibilidade de cessão de um prédio pronto e mobiliado adequadamente para a sede do campus. O reitor agradeceu, disse do interesse da UECE em atender a estratégica demanda social de formação de professores para a Educação Básica, mas entende que a instalação de um novo campus implica em negociação dos lideres políticos da região de Canindé a ser feita com o Governador do Estado.

Participaram da reunião, além do Reitor Jackson Sampaio, o Vice-Reitor, Hidelbrando Soares, a Pró-Reitora de Graduação, Marcília Barreto, a Chefe de Gabinete, Josete Sales, o presidente da Câmara de Vereadores de Canindé, Pedro Uchoa, os vereadores Júlio César Lima, Carlinda Coelho, Edson Oliveira e Francisco Justo, a secretária de Ação Social de Canindé, Vanusa dos Santos Sampaio e a presidente da Associação dos Universitários de Canindé, Mônica Freire.