PRAE realizará debate sobre “Abolição Inacabada: permanência das desigualdes raciais”

13 de maio de 2013 - 11:57

A Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PRAE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) realiza hoje, dia 13 de maio, às 17h, um debate sobre “Abolição Inacabada: permanência das desigualdades raciais”, com a coordenadora da Célula de Ação Afirmativa da PRAE/UECE, Zelma Madeira.

Segundo a professora, que é também coordenadora do Núcleo de Afrobrasilidade, Gênero e Família da UECE (NUAFRO), cabe refletir se, após 125 anos de abolição, a Lei Áurea, garantidora de liberdade, possibilitou a cidadania à população negra no Brasil.

“Qual o sentido político da abolição, destituída de medidas que mudassem a realidade da população negra? Com a liberdade, poderia escolher seu destino, no entanto manteve-se intocada uma estrutura garantidora dos interesses da elite e excludente para os ex-escravizados, reeditada no cenário contemporâneo o racismo”, indaga a professora.

O debate será realizado no Auditório Paulo Petrola e terá ainda a apresentação do Tambores de Safo e Afoxé Acabaca.