PRAE realiza segundo encontro para definir política de promoção da saúde

7 de maio de 2015 - 17:43

A Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PRAE), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), iniciou o processo de construção de uma Política de Promoção e Atenção Integral à Saúde do Estudante da UECE, no final de abril. Sexta-feira, dia 8 de maio, haverá uma segunda etapa, para colher mais subsídios que nortearão a iniciativa.

A primeira reunião aconteceu no dia 30 de abril, reunindo, inicialmente, estudantes de vários cursos e áreas, com o objetivo de realizar uma primeira escuta de questões fundamentais relacionadas ao cotidiano dos estudantes e que influem, direta ou indiretamente, na qualidade de vida deles e, consequentemente, na relação saúde e adoecimento na Universidade.

O primeiro encontro foi realizado no Espaço Ekobé de Práticas de Cuidado em Saúde, estando à frente a equipe de cuidadores, todos servidores da UECE e trabalhando como voluntários: Edvan Florêncio, Jair Soares, Maiana Dantas, Cláudia Baquit, Rocemilda Ramos e Vera Dantas.

O delineamento das bases da construção da Política de Promoção e Atenção Integral à Saúde do Estudante da UECE será feito por meio de encontros sistemáticos, mediante a perspectiva de escuta e cuidado ao estudante e aos demais participantes – técnicos e professores que coordenam iniciativas que tenham relação direta ou indiretamente com a temática da saúde na Universidade.

“O objetivo deste processo é construir uma rede de promoção e atenção integral à saúde do estudante, mediante a articulação de programas, projetos e ações já existentes na Universidade, nos diversos Centros, Faculdades e Cursos”, disse o pró-reitor. Também, na sequência, tem-se por objetivo ampliar esta articulação com os demais serviços de saúde existentes fora da Universidade, como CAPS-AD, UPA, Posto de Saúde Dom Aloísio Lorscheider, Centro de Controle de Zoonoses, entre outros.

O resultado do primeiro encontro foi a definição de três eixos da política de promoção da saúde ao aluno ueceano: Dependência química, Violência e Segurança na UECE; Acesso e Informação dos Serviços Oferecidos pela UECE, e Diálogo entre Estudantes e Administração Superior.

O segundo encontro será realizado sexta-feira, dia 8, a partir das 13h, no Espaço Ekobé, quando haverá uma oficina com os estudantes que participaram da primeira fase, para uma apresentação artística sobre o que foi definido no encontro anterior. Às 14h, tem início a segunda rodada de escuta que resultará na construção da proposta, com a participação dos coordenadores de atividades promotoras da saúde.