PRAE realiza I Encontro de Bolsistas

17 de maio de 2013 - 20:01 #

O I Encontro de Bolsistas da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PRAE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) reuniu na tarde da última quinta-feira (16/05), no Auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi, mais de 100 estudantes. Para a coordenadora do evento, Zoraide Braga, a proposta da iniciativa deve-se a uma avaliação do trabalho e do engajamento dos bolsistas diante de suas atividades e do setor, onde estão lotados, além de se conhecer, também, o perfil do aluno bolsista.

A grande maioria vem do interior do Estado. A programação incluiu dois depoimentos, de um ex-bolsista e de um bolsista. São histórias diferentes, em que os seus atores têm se saído muito bem e que servirão de exemplos para quem já tem bolsa e os pretendentes.

Cícero Erialdo concluiu o Curso de Graduação em Matemática na UECE em 2011, e até o final de 2013, finaliza o Mestrado Profissional em Matemática, na Universidade Federal do Ceará (UFC). Erialdo mostra-se bem afinado com a carreira acadêmica e, já vislumbra um doutorado e pós-doutorado. Hoje, trabalha como professor numa escola pública de nível médio. Tem pretensões de ser professor da UECE.

Falou um pouco de sua trajetória até ingressar na UECE, do seu trabalho como bolsista no Restaurante Universitário (RU), onde teve a oportunidade de ajudar na parte financeira. Era época de licitação e Erialdo se saiu muito bem nessa tarefa para o RU. Fez questão de ressaltar que o trabalho como bolsista lhe serviu de ponte para ser o que é hoje.

Cícero Erialdo Oliveira Lima é do município de Barreira, localizado no maciço de Baturité. Veio do interior para fazer o vestibular na UECE, sendo aprovado na primeira tentativa.

Bruno Pereira Cavalcante é de Fortaleza, cursa o quinto semestre do Curso de Filosofia da UECE. É lotado como bolsista no Laboratório de Clínica Veterinária da Faculdade de Veterinária (FAVET). Incentivado pelo seu coordenador, produziu o trabalho com o título “A Experiência Subjetiva dos Animais”, que ficou entre os 15 melhores do “Congresso Nacional de Saúde Pública All abaout Pet Show”, realizado em Fortaleza.

Segundo a coordenação do Laboratório de Clínica Veterinária, o trabalho de Bruno será publicado em revista científica nacional. Em seu depoimento, Bruno falou de interdisciplinaridade e melhoria das condições de trabalho dos bolsistas.

Cícero Erialdo e Bruno Pereira