PPSAC/UECE promove Seminário Interprofissionalidade e Saúde Coletiva

31 de julho de 2019 - 14:28

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC), da Universidade Estadual do Ceará, e a Associação Brasileira Rede Unida realizaram, nos dias de 24 e 25 de julho, o “Seminário Interprofissionalidade e Saúde Coletiva”, que ocorreu no Auditório Paulo Petrola, localizado na Reitoria, campus Itaperi.

O seminário integra a programação comemorativa aos 25 anos do PPSAC, com temática relevante por discutir a interprofissionalidade no campo da saúde coletiva, campo radicalmente transversal, em profissões e disciplinas. “A vinda de docentes convidados também amplia nosso diálogo com a comunidade acadêmica, qualificando a formação de nossos alunos para os desafios prementes encontrados no atual sistema de saúde”, ressaltou na ocasião, o professor Antonio Rodrigues Júnior, coordenador do PPSAC.

Em sua fala o reitor da UECE, professor. Jackson Sampaio destacou, “esse evento de hoje, interliga três matrizes: a história do PPSAC, a criação original do Mestrado em Saúde Pública até a mudança de nome, a criação do Doutorado em Saúde Coletiva com associação ampla com a UFC e UNIFOR, e, por último, a instalação de nosso próprio Doutorado, resultando em 25 anos de grandes alegrias; a história do Sistema Único de Saúde-SUS, pela construção inacabada da universalidade, da descentralização por territórios vivos e da equidade, buscando superar estigmas e iniqüidades; e a história da Rede Unida, que preparou a 1ª Edição deste Seminário ocorrido nos dias 24 e 25 de julho, no Auditório da Reitoria da Uece. “Não podemos fazer políticas públicas e nem saúde coletiva sem compreendermos que Estado é este que pratica que Sociedade é esta que demanda e recebe, que Economia é esta que gera as condições de que proporcionam o funcionamento do Estado e da Sociedade” destacou o titular da UECE.

O professor Ricardo Burg Ceccim, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ministrou a palestra de abertura do encontro, abordando o tema Interprofissionalidade e Saúde Coletiva.

O encontro contou com a participação da vice-coordenadora do PPSAC, professora Maria Rocineide Ferreira da Silva, da professora Maria Socorro de Araújo Dias, docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da UFC e da RENASF e diretora da Escola de Saúde Pública Visconde de Sabóia, demais professores, estudantes e convidados.