PPGS recebe professores franceses para realização de atividades

4 de maio de 2016 - 12:05

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Uece (PPGS) realizou no último dia 2, reunião para receber os professores franceses Daniel Thin e Sylvia Faure,  ambos da Faculté d’Anthropologie, Sociologie et Science Politique da Université Lumière Lyon 2.

alt

Durante a reunião foi apresentado um breve histórico do convênio entre a Uece e a Université Lumière Lyon 2, além da apresentação do Centre Max Weber, laboratório de pesquisa de Lyon 2 ao qual a professora Sylvia Faure é vinculada, e dos docentes presentes, a partir de seus percursos de pesquisa.

A visita dos professores integra o Convênio de Cooperação Acadêmica, com vigência 2015-2020, para intercâmbio de alunos e de professores. Dentre as propostas já realizadas a partir da assinatura do Convênio encontram-se:

1) a vinda do professor Daniel Thin para participar de atividades acadêmicas no PPGS, em maio de 2015;
2) a ida da professora Kadma Marques, como pesquisadora visitante, em novembro do mesmo ano;
3) a vinda do professor Thin como pesquisador visitante, a partir de abril de 2016;
4) a vinda da professora Sylvia Faure para participar do Seminário Permanente de Pesquisa, do PPGS, em maio deste ano.

Dentre as possibilidades abertas por esta parceria foram discutidas atividades de intercâmbio entre pesquisadores e estudantes, publicações e eventos conjuntos, fornecendo bases para a criação do curso de Doutorado em Sociologia, na Uece. A criação do curso figura como condição necessária para a realização do objetivo último da parceria constituída, qual seja a celebração de um Acordo Capes-Cofecub entre o PPGS da Uece e a Facultué d’Anthropologie, Sociologie et Science Poitique de Lyon 2.

Estiveram presentes os professores Kadma Marques, Max Maranhão, Bosco Feitosa, David Barbosa, Wellington Maciel, a bolsista PNPD/Capes, Anne-Sophie Gosselin, além de Daniel Thin  e Sylvia Faure.