PPGS recebe professora marroquina para seminário sobre espaço urbano

23 de fevereiro de 2018 - 12:55

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), recebeu, no período de 19 a 23 de fevereiro, a geógrafa marroquina Saida Kermadi, professora da Université Lumière Lyon 2, na França, para o Seminário Aquecimento Global e Sociedade: Espaço Urbano, Temperatura e Ocupação do Território.

alt

Kermadi, que também é especialista em Climatologia e análise de imagens de satélite, relatou suas pesquisas e experiências em criação de alternativas para desenvolvimento social e econômico, considerando principalmente a produção de alimentos na específica condição climática do Marrocos e na perspectiva das organizações e agrupamentos sociais.

“Nosso interesse em trazer essa palestra veio da semelhança climática entre o Marrocos e o Nordeste brasileiro”, explica a socióloga Kadma Marques, coordenadora do PPGS e do Observatório Cearense da Cultura Alimentar (Occa). “Kermadi estuda, dentre outras coisas, como se produzir alimentos em condições naturais tão adversas como a marroquina. Por conta disso, acreditamos que é interessante pensar, a partir dessa singularidade, quais seriam nossas alternativas não só de produção de alimento, mas de desenvolvimento. Em que medida a experiência marroquina que Kermadi compartilhará conosco se aplicaria a realidade nordestina e cearense, em particular”, afirma.

O evento foi uma realização do PPGS, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Geografia; Mestrado Acadêmico em Recursos Naturais; Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas; Mestrado Profissional em Climatologia e Aplicac’oes nos Paises da Comunidade dos Países em Língua Portuguesa; e Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola/UFC.