PPGS da Uece realiza Seminário Internacional Olhares sobre África

19 de fevereiro de 2019 - 13:50

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (Uece) abre o ano letivo de 2019, com uma programação voltada para debater questões candentes do século XXI que afetam as sociedades africanas e também a brasileira: Que desafios se colocam às Ciências Sociais africanas? Qual a nova dinâmica de forças entre o estado, a sociedade e o capital no processo de transformação agrária na África Austral? É possível mudar o mundo silenciando as vozes das mulheres?

Nos dias 12 e 13 de março haverá diálogo com palestrantes de larga experiência e profundo conhecimento do complexo e multifacetado processo social vivido pelos povos africanos. Segundo a coordenadora do Seminário, professora Monica Martins, “o que nos anima neste seminário internacional “Olhares sobre África” é a oportunidade de intercâmbio com pesquisadores de diferentes áreas temáticas, instituições e nacionalidades. Trata-se de um evento que afirma a importância das relações Brasil-África para o Nordeste brasileiro. Contamos com a presença da comunidade acadêmica e a sociedade cearense a participar das mesas redondas e a compartilhar saberes com estudiosos que pensam as sociedades africanas a partir de novas teorias e novas sensibilidades”, enfatizou Mônica Martins.

As inscrições podem ser realizadas no período de 25 a 28/02 e 07 e 08/03 na Secretaria do PPGS. Anexo do Cesa – campus Itaperi.

Horário: 9h às 12h e das 14h às 17h.

Valor: R$ 10,00 por pessoa

Os participantes que obtiverem 75% de presença terão direito a Certificado.

Confira a programação completa:

12.03.2019 (terça-feira)

9:00 – Abertura do seminário: Mônica Dias Martins (coordenadora do PPGS-Uece e Profa Dra. Nukácia Meyre Silva Araújo (Pró-Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa- PROPGPq)

9:15 às 12:15 – Mesa Redonda: Pensar as Ciências Sociais em África hoje

Palestrante: Cláudio Alves Furtado (Programa de Pós-Graduação em História, Programa Multidisciplinar de Estudos Étnicos e Africanos da UFBA)

Moderador: Wellington Ricardo Nogueira Maciel (coordenador do curso de Ciências Sociais da Uece)

Debatedor: Ricardino Jacinto Dumas Teixeira (Instituto de Humanidades e Letras, Unilab

12:15 às 12:30 – Lançamento do livro Nha terra: Guiné-Bissau em relatos e fotografias de Gislailson Cá.

14:300 às 17:30 – Mesa Redonda: A questão agrária e fundiária na África Austral: Estado, Capital e organização camponesa

Palestrante: Boaventura Monjane (Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra)

Moderadora: Lia Pinheiro Barbosa (PPGS-Uece)

Debatedor: Peter Rosset (Pesquisador Visitante Uece-Funcap, El Colegio de la Frontera Sur)