PPGE promove Seminário sobre Ensino Médio, Juventude e Território

14 de outubro de 2016 - 15:16

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou, na última terça-feira (11), o Seminário Ensino Médio, Juventude e Território, cujo objetivo foi divulgar e discutir os resultados da pesquisa sobre as políticas de ensino médio no Ceará, os quais estão disponíveis no livro “Políticas de Ensino Médio no Ceará: escola, juventude e território”.

alt

O livro reúne um conjunto de trabalhos produzidos no estudo “Ensino Médio, Educação Profissional e Desigualdades Socioespaciais: avanços e desafios neste estado”. A iniciativa faz parte de uma pesquisa mais ampla, desenvolvida pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

alt

No Ceará, o trabalho foi liderado pelas professoras da Uece, Sofia Lerche Vieira e Eloísa Maia Vidal, e realizado pelo Grupo de Pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e vinculado ao PPGE.

“O evento representou uma rica oportunidade de diálogo e aproximação entre a universidade e o sistema de ensino, pois, profissionais que atuam na Secretaria de Educação e nas escolas puderam conhecer em primeira mão resultados de uma pesquisa acadêmica da qual participaram. Os estudantes de pós-graduação, por sua vez, tiveram acesso a informações sobre políticas e indicadores desta etapa da educação básica em um momento ímpar de debate e reflexão sobre a reforma do ensino médio”, avaliou Sofia Lerche.

alt

Para o reitor, Jackson Sampaio, “o método escolhido para a pesquisa não só permite comparabilidade entre escolas, entre cidades de um mesmo estado e entre estados, mas sobretudo, permite compreender o processo de adesão de uma escola ao destino socioeconômico de seu entorno e o processo de outra escola que, no mesmo ambiente socioeconômico, é capaz de transcendê-lo, de escapar ao destino”.

alt

Além do reitor e das líderes da pesquisa no Ceará, estiveram também presentes o secretário de Educação, Idilvan Alencar; a coordenadora de Planejamento e Políticas Educacionais (COPED), Jaana Flávia Fernandes Nogueira; o coordenador da 7ª Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação (CREDE-7), Paulo Alexandre Sousa Queiroz; a diretora do Centro de Educação (CED), Josete de Oliveira Castelo Branco Sales; os coordenadores do PPGE, Isabel Sabino e João Batista Nunes; além de diretores e professores das escolas participantes da pesquisa, e alunos do PPGE.

Veja o livro Políticas de Ensino Médio no Ceará: escola, juventude e território.