Posição da UECE sobre ENEM, SISU, Cotas Sociais e Étnicas

30 de janeiro de 2014 - 19:56 # # #

 

Durante o ano de 2013 discutimos os temas da adesão da UECE a ENEM/SISU e da incorporação de cotas sociais e étnicas em nossos processos de ingresso estudantil. Foi constituída uma comissão para análise técnica e realizados dois seminários para aprofundamento do debate. Este processo foi interrompido por ocasião da deflagração da greve geral de servidores docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes.

Com a suspensão da greve e as negociações iniciadas com o Excelentíssimo Sr. Governador Cid Gomes, estamos retomando a discussão em tela, a comissão técnica retomou seu trabalho e um seminário, com o objetivo de ser conclusivo, foi marcado imediatamente.

Apenas a partir deste seminário o processo de decisão finalizará e, somente então,seus resultados serão amplamente divulgado, para a SEDUC, o Ensino Médio privado, as instituições responsáveis por cursinhos e a mídia.

Qualquer decisão sobre ENEM/SISU, considerando critérios e o cronograma do INEP/MEC, só poderá ocorrer para o processo de ingresso estudantil referente ao semestre letivo 2015.1, cujos procedimentos retroagem a outubro de 2014, por meio de lançamento de edital, inscrição de isentos, inscrição de não isentos, prova de 1ª fase, prova de 2ª fase e divulgação final de resultados.

Qualquer decisão sobre cotas sociais e étnicas poderão ser aplicadas para o processo de ingresso estudantil no semestre letivo 2014.2, mas a decisão precisa ocorrer até fevereiro, pois os procedimentos referentes a este certame retroagem a março de 2014.

FINALIZANDO:

O debate sobre cotas, ao ser concluído, terá resultados incorporados a partir do processo de seleção para 2014.2.

 
O debate sobre ENEM/SISU, ao ser concluído, terá resultados incorporados a partir de 2015.1.

O seminário marcado para 12/02/14 deve ser conclusivo e, após sua realização, todos os segmentos sociais envolvidos serão imediatamente informados sobre os resultados.