Unidades da UECE no interior do Estado ganham o primeiro mestrado

17 de fevereiro de 2010 - 14:50 #

“PROPGPq no Interior” é o nome do projeto que a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa acaba de implantar para beneficiar as seis unidades da Universidade Estadual do Ceará (UECE) do interior do Estado.  Para falar sobre o projeto e abrir o primeiro curso de Mestrado voltado para o interior, o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, prof. Jackson Sampaio, cumpre um calendário de visitas a essas unidades, que teve início do dia 20 de janeiro, e prossegue até o próximo dia 10 de março. A Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), em Quixadá, a 154 km de Fortaleza, cuja visita foi no dia 20 de janeiro, e a Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, em Limoeiro do Norte, a 203 km de Fortaleza, visitada no dia 27 de janeiro, ganham o primeiro curso de Mestrado do interior, que deverá ser em “Educação e Ciências”.

Segundo o Pró-Reitor Jackson Sampaio, entre as propostas do “PROPGPq no Interior” está o incentivo a produção científica nas unidades da UECE do interior cearense. No dia 10 de fevereiro, acompanhado do coordenador de Pós-Graduação Lato Sensu da PROPGPq, prof. Aldo Marques da Silva, prof. Jackson visitou a Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), a 377 km de Fortaleza. Na ocasião, debateu com o diretor da FECLI, prof. Eudenio Bezerra, professores, funcionários e alunos da Faculdade e com a Secretária da Educação do Município de Iguatu, profa. Benildes Uchoa, os seguintes temas: Balanço das ações da PROPGPq-UECE, em 2009 e neste início de 2010; Incentivo à produção científica nas unidades ueceanas do interior; A UECE e a pós-graduação lato sensu (especialização e residência) e stricto sensu (mestrado, doutorado e pós-doutorado); e O Plano de afastamento de Docente para a realização de Pós-Graduação e Pós-Doutorado da UECE.

De acordo com o cronograma de visitas às Faculdades do interior, a ida do Pró-Reitor Jackson Sampaio a Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), a 130 km de Fortaleza, está agendada para o dia 24 de fevereiro. No dia 3 de março, estará na Faculdade de Educação de Crateús (FAEC), a 354 km de Fortaleza, e no dia 10 de março, encerra o calendário com a visita ao Centro de Ciências e Tecnologia (CECITEC), em Tauá, a 344 km de Fortaleza.

O diretor da FECLI, Eudenio Bezerra, elogiou o projeto e disse o seguinte: “o anseio por uma formação pós-graduada, por parte de diversos profissionais da Região Centro-Sul do Ceará, está exigindo atenção especial daqueles que fazem a educação superior no Estado e a FECLI-UECE deve dar a sua parcela de contribuição no atendimento desse anseio.”

Contato: Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Jackson Sampaio, telefone 3101-9650