Portal de Demanda da Redenit-CE é tema de artigo apresentado na Europa

9 de setembro de 2011 - 20:14 #

 

 

 

Equipe do NIT da Uece e da Redenit-CE apresenta artigo sobre o Portal de Demandas e Ofertas na 12ª Conferência Europeia de Criatividade e Inovação

O Portal de Demandas e Ofertas Tecnológicas desenvolvido pela Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Ceará (Redenit-CE) foi objeto de estudo para o artigo aprovado na  12ª Conferência Europeia de Criatividade e Inovação, que em este ano será realizada em Portugal, entre os dias 14 a 17 de setembro.

Segundo a organização, o evento busca trazer métodos e instrumentos colaborativos das artes, ciências, negócios, educação, tecnologia e desenvolvimento social que possam ser adaptados à inovação organizacional. A conferência é realizada desde 1987 pela Associação Europeia de Criatividade e Inovação.

O artigo intitulado “Redes de Aprendizado Virtuais na Internet e sua Importância como Fonte de Informação e Conhecimento para Inovação: um Estudo sobre Um portal de Demandas e Ofertas Tecnológicas” foi desenvolvido pelos pesquisadores Aloma Pessoa, Gisele Antenor e Luiz Eduardo Tavares, ambos atuantes no Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual do Ceará e Redenit-CE.

De acordo com Aloma Pessoa, o objetivo do estudo foi explorar os mecanismos de aprendizado voltados para inovação, em ambientes virtuais em uma perspectiva de rede. “Como resultado, obtivemos um panorama sobre as relações estabelecidas em um portal na internet, que visa, sobretudo, concretizar e gerar relações de demandas e ofertas tecnológicas envolvendo empresários, pesquisadores e núcleos de inovação tecnológica”, destaca.

Para os autores, o portal estudado pretendeu ir além do simples acesso à informação. “Ele foi desenhado para apresentar soluções que respondam as necessidades de informação e de colaboração entre os atores envolvidos para a geração de produtos e serviços inovadores”.

O portal, considerado ambiente virtual de aprendizado, foi desenvolvido em linguagem única e de fácil compartilhamento de informações, que além da propagação do conhecimento em rede, pode facilitar o acesso às informações e conhecimentos estratégicos, principalmente no que diz respeito a mercados, tecnologias, novos produtos, materiais e processos. “Estes desafios levam à criação de sinergias positivas, além da quebra de barreiras geográficas”, ressalta Luiz Eduardo Tavares.

Na prática, o portal permite que as empresas apresentem suas demandas tecnológicas e que os pesquisadores, em contrapartida, ofereçam soluções e as negociem, a fim de que cheguem ao mercado e a sociedade possa ser beneficiada.

O portal está disponível através do endereço www.redenitce.com.br e pode ser acessado gratuitamente. As relações entre os atores são mediadas pela Redenit-CE e pelos Núcleos de Inovação Tecnológica das 17 instituições que compõem a rede.
 

Fonte: Assessoria de Comunicação Redenit-CE