Por uma nova cultura de acolhida aos calouros

21 de setembro de 2015 - 19:22 #

Estamos nos aproximando de mais um novo semestre letivo na Graduação. No dia 19 de outubro, renovaremos a alegria de receber novos alunos, recém aprovados no nosso exame vestibular. Trata-se de um momento em que se realiza o encontro entre os estudantes veteranos da Universidade Estadual do Ceará (Uece) com aqueles que vêm para suas primeiras experiências universitárias.

Em momentos como esse, é da tradição brasileira que os alunos veteranos acolham os calouros, apresentando-lhes a Universidade e, por vezes realizando brincadeiras para festejar a vitória dos novatos e relembrar as suas. Se essas ações têm servido para efetivamente integrar o novato à vida universitária, por vezes, elas têm provocado traumas e demonstrado desrespeito à dignidade da pessoa humana e aos princípios éticos e civilizatórios.

Essas práticas abusivas, além de desvirtuarem o objetivo do evento, submeterão os responsáveis a processos disciplinares e legais, em conformidade com a legislação vigente.

Muitas universidades, Brasil a fora, têm optado por modelos de novos trotes – os trotes sociais – com fins culturais ou de valorização da participação dos estudantes na vida comunitária. É isso que se tem objetivado durante a Semana de Integração que contempla momentos de discussão de temas atinentes à Universidade, a cada um dos Centros e a cada Curso individualmente.

Esperamos contar com o discernimento de todos os segmentos da UECE, principalmente os nossos estudantes e suas instâncias representativas, no sentido de adotar novas práticas de sociabilidade e acolhimento àqueles que chegam, revelando efetivamente o respeito e a alegria do encontro.

Refutemos, portanto, a reprodução de velhas práticas autoritárias, desrespeitosas à pessoa humana que tanto condenamos no âmbito da sociedade como um todo.