Por meio do OCCA, UECE participa da Expedição Jornalística Ceará Gastronômico

16 de julho de 2019 - 12:13

Depois de percorrer cerca de 2 mil quilômetros visitando municípios cearenses, a Expedição Gastronômica do Ceará lançará nesta quinta-feira (18) os resultados apurados nas viagens ao longo dos meses de dezembro e janeiro de 2018. A partir da expedição foram gerados um documentário, um livro sobre a narrativa da expedição e entrevistas, além de um caderno de receitas. A iniciativa teve curadoria de representantes do Observatório Cearense da Cultura Alimentar (OCCA) e do chef Fernando Barroso.

O OCCA integra três instituições: a Universidade Estadual do Ceará (UECE) por meio do Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS); o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); e a Associação de Chefs de Cozinha do Ceará (ACC). Como representantes do PPGS participaram da Expedição a professora Kadma Marques e a doutoranda Sylene Ruiz Almada de Melo.

O objetivo da expedição foi mapear elementos constitutivos da cultura alimentar cearense a partir de 15 cidades que constituíram parceria com o sistema O Povo de Comunicação.

O lançamento acontecerá nesta quinta-feira (18/07), às 19h, no Espaço O Povo de Arte e Cultura – Av. Aguanambi, 282.