População de sapos é salva no Campus Itaperi por grupo do curso de Biologia da Uece

6 de fevereiro de 2019 - 11:11 # # # # #

A iniciativa chama atenção para a importância da consciência ambiental

Setenta e um sapos da espécie Rhinella granulosa e mais de mil ovas foram salvos no Campus Itaperi. A população ocupava espaço onde está sendo construído o Núcleo de Pesquisa e Inovação em Saúde Coletiva (NUPEINSC), próximo a Biblioteca Central.

O resgate foi feito pelo professor do curso de graduação em Biologia, Yves Quinet, e seus alunos Lucas Lima, Victor Lucas e Matheus Fontenelle. De acordo com o docente, esses anfíbios viviam nesse ambiente há muito tempo, mas poucas pessoas os percebiam. “Lá vive há muitos anos uma população de um pequeno sapo, que é parente do cururu, mas as pessoas só o percebem quando começam as chuvas, que é o momento que se formam poças d’água e eles saem para acasalar e se reproduzir”, explicou Yves.

Ovas

Sabendo que aconteceria a obra e que era ali o habitat desses animais, Yves convidou os estudantes que, juntos, resgataram cerca de 80% dessa população, chamando atenção para a importância da consciência ambiental. “Temos aqui uma população de uma espécie de sapos do semiárido, que tem sua função nesse pequeno ecossistema da Uece”, ressaltou o docente. O professor destacou ainda a importância dos estudantes participarem de ações como essa. “Foi desenvolvido com os alunos um trabalho de consciência ecológica”.

Para o aluno Matheus Fontenelle, foi uma atividade de conscientização não apenas para eles, mas também para os que presenciaram a ação. “Nós, como futuros biólogos, precisamos ser ativos em momentos como esse, inclusive para nos sensibilizar e sensibilizar a sociedade, pois ao executarmos a ação, as pessoas observam e compreendem. Assim, podemos contribuir na geração de uma consciência ambiental”.

Matheus falou ainda sobre a importância de cuidar de todas as espécies. “É importante protegermos não só os bichinhos que a sociedade considera bonitinho. Muita gente tem repulsa a sapo e a outros bichos que são considerados feios, mas todos têm o seu papel, tem sua função no meio ambiente”.

Os sapos e suas ovas ganharam novo habitat, localizado próximo ao Espaço Ekobé e ao Centro Acadêmico de Biologia, favorecendo o acompanhamento constante dos pequenos animais pelos estudantes do curso.

Preocupada com a preservação da fauna e da flora do Campus Itaperi, em breve será lançada na Uece uma comissão formada por professores e profissionais. Eles atuarão no assessoramento à Pró-Reitoria de Administração (Proad) analisando os ambientes antes da execução de qualquer construção e/ou sempre que necessário.

Imagens cedidas pela equipe do curso de Biologia.