Políticas Públicas é um dos caminhos para o problema das drogas

29 de maio de 2013 - 20:21 #

A palestra  “Políticas Públicas e Enfrentamento as Drogas” proferida pelo pesquisador Dartiu Xavier da Silveira da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e  o lançamento do documentário “Estados Alterados” lotaram o Auditório Paulo Petrola, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), realizada no dia 23 de maio. O Grupo de Sopro do Curso de Música da UECE, regido pelo maestro Poty Fontenelle abriu a solenidade com dois clássicos da música popular internacional: Moonlight Serenade; e Libertango de Astor Piazzolla.

Durante o evento  houve  a exibição do documentário, com algumas paradas para os comentários do coordenador do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPPP) da UECE, professor Horácio Frota,  do conferencista do evento Dartiu Silveira, e do documentarista e roteirista do filme exibido na encontro, Ives Albuquerque. As análises foram unânimes, de acordo com a área de conhecimento de cada um.

O comparativo feito pelos estudiosos entre os dois países, Brasil e Portugal, são de realidades diferentes, mas, que se identificam num ponto: o das drogas, sugerindo programa de políticas públicas, como atuar no atendimento  do usuário de drogas, em cada um dos países. Portugal, hoje, é tido como país que teve grandes avanços na utilização de políticas públicas efetivas, neste combate contra drogas.

Estavam presentes a professora Luilma Albuquerque Gurgel, diretora de Ensino de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGPq) representando o pró-reitor Jefferson Teixeira, o professor João Dantas Pereira, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e presidente da Comissão Interdisciplinar de Prevenção das Drogas, o ex-reitor da UECE professor Assis Araripe, a Procuradora Educacional Institucional da UECE, professora Fátima Leitão, os diretores do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), Vladimir Spinelli, e do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Luciano Cavalcante, o presidente do IEPRO, Plácido Aderaldo Castelo Neto, a presidente do CEDECA, Mônica Sillan, a coordenadora do Observen/UECE, professora Helena de Paula Frota, professores do Mestrado Profissional de Políticas Públicas, estudantes, servidores, entre outros.