Política de cotas no Ensino Superior será tema de evento promovido na XXI SU

3 de novembro de 2016 - 17:09

A Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (Prae), Célula de Ações Afirmativas (CAAF) e o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Afrobrasilidades, Gênero e Família (NUAFRO), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), promoverão, durante a XXI Semana Universitária, o “II Seminário de Políticas de Ações Afirmativas: diálogos sobre a política de cotas no Ensino Superior”.

O evento acontecerá no dia 9 de novembro, das 8h às 12h, no Auditório Central, Campus Itaperi, voltado para a comunidade acadêmica e sociedade em geral, com foco prioritário nos estudantes cotistas da Uece.

Após aderir ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ao Sistema Unificado de Ingresso no Ensino Superior, implementando o sistema de cotas sociais e raciais nesta instituição, a Uece busca avançar nas discussões acerca das políticas de cotas sociais/raciais no ensino superior junto à comunidade acadêmica.

Serão abordados no Seminário dois enfoques relacionais: a análise das políticas de ações afirmativas no Brasil contemporâneo, na particularidade cearense; e a trajetória das políticas de cotas sociais/raciais implementadas na Uece.

Na ocasião, haverá ainda feira cultural a ser realizada pela Rede Kilofé de Economia de Negros e Negras do Ceará, que aborda a temática da cultura negra e diáspora, a cultura africana nas suas expressões no artesanato, artes plásticas, moda, beleza, livros, música, expressões corporais e visuais.