Poeta galego homenageado pela Uece escreve carta de agradecimento

24 de junho de 2019 - 16:10

O poeta galego Cesáreo Sánchez Iglesias, que esteve em Fortaleza no último mês de maio para lançamento do livro Caderno do Nilo, traduzido pelo reitor Jackson Sampaio, e para receber da Uece a Medalha “Alberto Nepomuceno”, escreveu carta de agradecimento ao reitor e a todos que contribuíram e participaram dos eventos.

Na carta compartilhada pelo professor Jackson Sampaio, o escritor fala de sua “gratidão pelos dias de irmandade na celebração da cultura e da poesia”, e de planos futuros. “Foram muitos e intensos os atos dentro da Semana das Letras Galegas da UECE, por meio de encontros literários e a leitura de poemas, o que nos convoca a fazermos os dois, no futuro, um recital, aqui na Galíza”.

Cesáreo agradece também ao Sindicato dos Professores da UECE. “Recolocou-me em meio aos necessários movimentos sociais que precisam estar sempre alerta, no centro de uma luta que o fascismo sempre repõe, ilusoriamente”.

Fala do laço que agora existe com a Uece e com o Estado. “Sinto que nasceu em mim, no mais profundo de meu ser, um forte vínculo com o Ceará, com a sua Universidade Estadual e com uma terra que me pede o compromisso de conhecê-la mais”.

À equipe da Administração Superior, pede que “transmita a toda sua equipe de Reitorado o quanto é grande a minha gratidão e o meu afetuoso reconhecimento pela sua cordialidade calorosa”, e “agradeço aos insignes conselheiros do colendo claustro do Conselho Universitário da UECE”.

Faz ainda agradecimentos especiais:

“Senti-me diante de um Reitor de uma grande capacidade de trabalho e vasta cultura científica e humanística. Admiro a sua elegante sobriedade no pensar, no analisar a realidade e no fazer. Como poeta que é, evidencia-se sua sensibilidade diante dos problemas do alunado e do professorado, neste tempo de incerteza pelo futuro do ensino público e das políticas públicos que atendem, sobretudo, as classes populares do Brasil”.

“Fico particularmente agradecido à professora Cleudene Aragão, autora do prefácio do livro, organizadora do encontro sobre os novos autores na literatura galega e permanente apoiadora da presença da cultura galega no Ceará. Também me permitam um agradecimento especialmente carinhoso ao professor Jakson Renner, pelo seu trabalho, excelente mostra da qualidade humana dos filhos do Ceará e do professorado da UECE, hoje fazendo ponte com a nossa Galíza”.

Clique aqui e leia a carta na íntegra.