Plenária Virtual é novo sistema para votação dos Conselhos Superiores da Uece

21 de julho de 2020 - 09:52 # # #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realiza todos os meses sessões de seus Conselhos Superiores para discussão e deliberação de assuntos relacionados à vida acadêmica. Ao final de cada tema debatido, os conselheiros fazem votações para decidir cada pauta.

Para garantir maior agilidade e transparência, a Uece agora utiliza, com apoio do seu Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DETIC), o software Plenária Virtual, oferecido gratuitamente para a instituição pela Tribos Tecnologia e Web Marketing LTDA, por meio de Termo de Cessão de Uso.

O novo sistema para votação poderá ser usado nas reuniões da Secretaria dos Órgãos de Deliberação Coletiva (SODC/Funece) por período inicial de um ano.

“O Plenária Virtual é um software projetado para gerenciar sessões de votação de conselhos ou colegiados. O sistema permite o cadastro de sessões em períodos determinados, bem como a inclusão de pautas a serem discutidas em cada sessão. Com isso, os conselheiros ou participantes do colegiado podem, com base no voto do relator, expressar a sua posição em cada pauta. Ele também computa todos os votos e os apresenta de forma organizada, além do que ao final de cada reunião o sistema permite a lavração da ata de maneira automatizada”, explica o analista de Sistemas da Tribos Tecnologia e Web Marketing, Daniel Tavares.

O chefe de Gabinete da Uece, professor Edmar Pereira, completa. “O programa tem as pautas das reuniões da Uece cadastradas e, no dia e horário da sessão, os nossos conselheiros entram e registram seus votos”. E destaca os benefícios do sistema na universidade. “Será possível mais agilidade nas decisões dos Conselhos, levando ainda maior transparência, pois as decisões poderão ser levadas à comunidade com maior rapidez”, disse o docente.

O software foi utilizado pela primeira vez na Uece na última sexta-feira (17/07) durante reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Para o membro do CEPE e diretor da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam/Uece), professor Rameres Régis, está aprovado. “É uma boa ferramenta. Com os ajustes necessários para a Uece, será um método de votação excelente”.

O membro da SODC/Uece, Ramon Rabelo, também aprovou o novo sistema. “Muito bom. Depois que todo os conselheiros se familiarizarem vai dar mais velocidade às reuniões e facilitar o trabalho na contagem de votos”.

Daniel, da Tribos Tecnologia e Web Marketing, conta ainda que o processo de cessão do software à Uece se deu por meio do Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE) e de seu conselheiro regional, Vladimir Spinelli, que é também diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa/Uece).

“O sistema nasceu da necessidade de discussão de pautas de maneira eletrônica, em virtude da pandemia do coronavírus. Inicialmente projetado para o Conselho Regional de Administração do Ceará, o software Plenária Virtual teve grande influência idealizadora do professor Vladimir Spinelli Chagas. Com o sucesso do sistema no CRA-CE outras instituições começaram a demonstrar interesse nessa solução. No caso da Uece, o professor Spinelli sugeriu a implantação da solução e logo o atendemos, tendo em vista a contribuição do conselheiro na construção do sistema junto ao CRA-CE”, finaliza o analista de Sistemas.