Plano de Segurança para a Uece é apresentado pela SSPDS e pela Casa Militar

28 de abril de 2016 - 14:38 #

Foi apresentado na manhã desta quarta-feira (27/04), na Universidade Estadual do Ceará (Uece), o Diagnóstico e Plano de Segurança da instituição. O documento que consta de 200 páginas foi apresentado formalmente, para a Administração Superior e Intermediária da Universidade, pelo grupo que realizou, durante seis meses, um diagnóstico e uma proposta de segurança para os 11 campi da UECE.

alt

O evento aconteceu na Sala dos Órgãos de Deliberação Coletiva (SODC), campus Itaperi, para toda Administração Superior e Intermediária. O grupo que elaborou o plano foi composto por representantes da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) e da Casa Militar, por solicitação da Vice-Governadora, Izolda Cela, presidente do Programa Ceará Pacífico.

Para o reitor, Jackson Sampaio, esse projeto de construção do Diagnóstico e Plano de Segurança dos campi da Uece, tanto capital como interior, vem sendo desenvolvido numa grande parceria entre a Casa Militar e a SSPDS, por meio de articulação envolvendo, desde 2015, o Programa Ceará Pacífico.

alt

Para tornar viável o Plano de Segurança, a Uece constituiu como ação institucional, um Comitê Gestor de Segurança da UECE, como ampliação do Grupo Gestor de Segurança do campus Itaperi, originalmente composto pelo vice-reitor, Hidelbrando dos Santos Soares, pelo pró-reitor de Administração, Carlos Heitor Sales Lima, pelo Prefeito do campus Itaperi, Sérgio Leitão, o chefe da Segurança Privada e o chefe da Segurança Patrimonial. O Comitê incorporará outros nomes de professores e representação estudantil, e terá como primeira tarefa estabelecer um método de aprofundamento da proposta do Plano junto aos segmentos que compõem a comunidade ueceana.

O Major Weibson Braga Júnior, ex-aluno da Uece, fez a apresentação do plano, juntamente com o Major Erivelto Rocha Gadelha, da Casa Militar do Governo do Estado do Ceará. A comissão nomeada para a elaboração do Plano de Segurança foi presidida pelo Tenente Coronel Chiorgiony Franklin da Silva.

A partir das reuniões do reitor, Jackson Sampaio, com a Vice-Governadora, Izolda Cela, geraram três grandes mudanças de paradigma: 1- a segurança das universidades públicas estaduais passou a ser considerada entre as prioridades da segurança pública do Estado do Ceará; 2- O diagnóstico situacional e o Plano dele decorrente foram realizados por parceria público-público, envolvendo o Programa Ceará Pacífico, a SSPDS e a Casa Militar; e 3- o Plano constitui um mapeamento completo de pontos de vulnerabilidade, natureza e gravidade das inseguranças, que permite ações emergenciais da Universidade e a preparação de Projeto de Investimento (MAPP) a ser apresentado ao Governador.