Plano de Gestão 2012 – 2016 tem a sua primeira reunião plenária com pró-reitorias da UECE

29 de outubro de 2012 - 12:49 #

A reunião plenária das pró-reitorias para elaboração do Plano de Gestão 2012 – 2016 foi realizada durante toda a sexta-feira, dia 26, no Auditório Paulo Petrola da Reitoria, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Campus do Itaperi. Contou com a participação da chefe de Gabinete, Belisa Maria Veloso Holanda, de todos os pró-reitores – de Graduação, de Políticas Estudantis, de Extensão, de Pós-Graduação e Pesquisa, de Planejamento e de Administração -, além dos diretores de Centros, Faculdades e Instituto e ainda de representantes de diferentes setores da Universidade.

Reitor Jackson Sampaio fez a palestra de abertura falando sobre democracia

O reitor da UECE, professor Jackson Sampaio, ao abrir a plenária, deu uma aula sobre democracia. Fez um histórico do sistema de governo criado há 2.700 anos, em Atenas, Grécia Antiga, até os dias de hoje, quando a democracia é exercida na maioria dos países, de forma mais participativa.

O preâmbulo foi para consolidar o pensamento coletivo da UECE, que se encaixa numa das formas de consultas populares do sistema, o que pode decidir diretamente sobre assuntos políticos ou administrativos. É a primeira vez que a Universidade trabalha com uma iniciativa dessa natureza, a qual fez parte das propostas de campanha do período pré-eleitoral dos atuais reitor e vice-reitor, que incentivaram discussões em apoio à criação do Plano de Gestão 2012-2016.

Para o reitor, a Universidade tem obrigação de ter um pensamento crítico. Nesse sentido, todos que fazem parte da comunidade ueceana tomarão conhecimento de como será o Plano de Gestão, propostas e priorização das ações, projetos e atividades.

Em seguida, falou o coordenador do Planejamento Democrático, o vice-reitor, professor Hidelbrando dos Santos Soares, abrindo as discussões, cuja programação constou de apresentação dos pró-reitores, tendo, cada um, 30 minutos para apresentar suas propostas.

Professor Jerffeson Teixeira, pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa

Nesta segunda-feira (29/10), às 14h,  acontecerá à apresentação da Pró-Reitoria de Planejamento, encerrando, assim, a primeira reunião plenária do Plano de Gestão Democrática.

O Planejamento Democrático da UECE – 2012-2016 foi lançado no dia 21 de setembro de 2012, pelo reitor e vice-reitor da UECE.  Mais de 800 ueceanos se inscreveram para participar dos trabalhos de elaboração do Plano de Gestão 2012 – 2016. Ao longo de dez dias, aconteceram as reuniões dos grupos nos centros, faculdades e instituto com o objetivo de colher contribuições para o Plano de Gestão.