Pioneiras da Ciência no Brasil chega à quinta edição

17 de abril de 2015 - 10:26

alt

Em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou a quinta edição das Pioneiras da Ciência no Brasil.

O Programa Mulher e Ciência é responsável pelas cinco séries de verbetes sobre as pioneiras das ciências no Brasil, com a divulgação do trabalho de várias cientistas e pesquisadoras brasileiras que participaram e contribuíram de forma relevante para o desenvolvimento científico e a formação de recursos humanos para a ciência e tecnologia no Brasil.

Um dos objetivos principais do Programa Mulher e Ciência é contribuir para a criação de espaços de visibilidade para as mulheres cientistas e as suas contribuições nas diferentes áreas do conhecimento.

Com a continuidade da divulgação da história e memória das pesquisadoras e cientistas brasileiras, a equipe do Programa Mulher e Ciência solicita novas colaborações no mapeamento de outras cientistas que tenham trabalho relevante e ainda pouco divulgado. Para a equipe gestora, sugestões em relação a outras ações que possam contribuir para o incentivo e divulgação das mulheres nas ciências também são bem-vindas. As sugestões podem ser enviadas para o e-mail programamulhereciencia@cnpq.br.

O Programa Mulher e Ciência foi lançado em 2005, a partir do trabalho realizado por um grupo interministerial composto pela SPM-PR, Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), CNPq, Ministério da Educação (MEC), dentre outros participantes.

À 5ª Edição das Pioneiras da Ciência no Brasil foram acrescentadas os perfis de oito cientistas: Ayda Ignez Arruda, matemática; Diana Mussa, paleobotânica; Ester de Camargo Fonseca Moraes, farmacêutica; Gioconda Mussolini, antropóloga; Lucília Tavares, psic[ologa; Maria Judith Zuzarte Cortesão, educadora ambiental; Rosa Virgínia Barreto de Mattos Oliveira e Silva, linguista, e Sonia Gumes Andrade, médica patologista.

Confira a 5ª Edição das Pioneiras da Ciência no Brasil

Fonte: CNPq com Assessoria de Imprensa da UECE.