PIBID UECE lança sua nova marca na XIX Semana Universitária

4 de dezembro de 2014 - 12:46

A V Semana de Iniciação à Docência, realizada durante a XIX Semana Universitária da UECE, no período de 25 a 28 de novembro, também foi palco para o lançamento da nova marca PIBID UECE. O novo logotipo remete aos professores do Brasil, ilustrados pelas cores e o capelo. Outra mensagem que a nova marca traz é a integração ensino e pesquisa, representada pelo livro aberto, um dos pilares da proposta institucional.

A UECE participa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), programa fomentado pela CAPES/MEC, desde o edital lançado em 2009, quando a iniciativa foi estendida às Instituições Estaduais de Ensino Superior.

A proposta institucional, intitulada “A vida docente na escola: aprender e ensina pela pesquisa”, tem como foco a aprendizagem da profissão professor mediante o contato direto dos licenciandos com os fazeres característicos do trabalho docente. Nessa perspectiva, o desenvolvimento das práticas formativas estão ancoradas no parâmetro da epistemologia da prática e da reflexividade, assumindo a integração ensino e pesquisa como mote do processo de aprender a ser professor.

A mudança da logo é o marco da expansão e consolidação do Programa na UECE. O PIBID UECE iniciou as suas ações em maio de 2010 com 124 bolsistas de Iniciação à Docências (ID), 13 supervisores (professores das redes públicas de ensino básico) e seis coordenadores de área (docentes da UECE), envolvendo seis cursos.

Hoje, quatro anos depois, o PIBID UECE é composto por 1024 bolsistas ID, 154 supervisores, 60 coordenadores de área, contemplando todas as áreas das licenciaturas em 29 subprojetos e atuando em cerca de 100 escolas públicas cearenses.

alt

Nessa trajetória podem ser destacados como principais objetivos formativos concretizados a aproximação universidade escola, a efetivação de processos colaborativos de investigação entre docentes e estudantes, a inserção de licenciandos no micro espaço da sala de aula e o desvelamento das práticas e dos dilemas pedagógicos que as permeiam.

Mais informações pelo telefone (85) 3101.9874, ou pelo email pibid@uece.br. Visite a página do PIBID UECE no Facebook.