PET Computação da UECE promove SECOMP 2016

19 de maio de 2016 - 18:39 #

Teve início nesta terça-feira, 17 de maio, às 9h30, no Auditório Central, campus Itaperi, a Semana de Computação 2016 (Secomp) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) com o tema “Internet das Coisas”, promovida pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Computação. A solenidade de abertura do evento foi presidida pelo reitor, Jackson Sampaio e prossegue até o dia 21 (sábado), com a IX Maratona de Computação.

alt

A conferência de abertura do evento sobre o tema “A internet das coisas que eu faço” foi ministrada por Rubem Saldanha, gerente de computador da Intel Corporation.

Para o reitor Jackson Sampaio, “vivemos hoje na era da tecnologia da informação, da comunicação e da inovação, devendo-se destacar o esforço do nosso curso de Computação em oferecer oportunidades para o crescimento técnico, relacional, político, artístico e ético dos alunos. Quero parabenizar a coordenação do evento e desejar a todos os participantes um encontro pleno de resultados positivos”, ressaltou o titular da UECE.

Segundo o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa e tutor do PET/Computação, professor Jerffeson Teixeira de Souza, “todos os anos conseguimos fazer um evento do qual muito nos orgulhamos e queria aqui agradecer os grandes responsáveis pelo sucesso da Secomp, que são os membros do PET e pelo apoio recebido da Administração Superior da UECE”, afirmou Jerffeson Texeira de Souza.

Usaram também da palavra, a professora Ana Luiza Bessa de Paula Barros, coordenadora do curso de Ciência da Computação, e o diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Luciano Moura Cavalcante.

A Secomp acontece anualmente, desde 2003, composta por palestras no turno da manhã, cursos e minicursos nos turnos tarde e noite, que acontecem no LabComp, no Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) e na Biblioteca Central, além da apresentação de ideias de aplicativos no Smart Idea e do Game Show.

Consta na programação do evento, o concurso cultural Smart Idea, que convida o participante a criar um projeto de um aplicativo para dispositivos móveis que possa trazer melhorias na qualidade de vida, com o objetivo de contribuir com a formação acadêmica dos competidores, estimulando o surgimento de novas ideias, a entrada no mercado de trabalho e o incentivo à iniciação de projetos e de criações.

A edição da SECOMP 2016 conta também com o Concurso Game Show que é uma competição de perguntas e respostas relacionadas às áreas da computação e tem como intuito oferecer um momento de descontração e testar os conhecimentos dos participantes. A equipe vencedora ganhará três vale-presentes da Livraria Saraiva. O certificado de participação será enviado para todos que estiverem devidamente cadastrados no evento e participarem de, no mínimo, seis dos eventos.