PesquisAtores realiza III Workshop de Teatro

21 de março de 2016 - 15:14

O grupo de teatro PesquisAtores, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), realizará de 12 a 14 de abril, às 17h, no Campus Itaperi, o III Workshop de Teatro, com o tema “Partilhas, Atos e Laços”. As inscrições são gratuitas e estão abertas, até 8 de abril, no site do evento.

Iniciando com apresentações pré-selecionadas de grupos ou solos, nas modalidades de teatro, dança, circo ou performance, o Workshop seguirá com a presença do  diretor do grupo Às de Teatro, Glauver Souza; a atriz, bailarina e coreógrafa, Silvia Moura; e o diretor da Casa da Comédia Cearense, Hiroldo Serra. Os convidados assumirão abordagens de temáticas específicas que proporcionarão aos participantes momentos de explanações dialogadas e práticas.

Para se inscrever, basta ter o CPF válido e entrar no site do evento, escolhendo a modalidade de ouvinte ou submissão de trabalhos artísticos. Todos os participantes terão direito a certificado.

Mais informações: 999462728 / 987864461(Reiges) / 987345922 (Taciana), no Facebook do PesquisAtores ou do evento.

Saiba mais

No final do ano de 2014, três estudantes da Universidade Estadual do Ceará, interessados em estudar teatro, iniciam a formação de um grupo de estudos e práticas de teatro na própria instituição. Dentro de sua proposta, tanto a Universidade como a Comunidade estava convidada para participar dessa organização artística, e com o tempo o grupo foi se estabilizando e tomando dimensão. O que antes era conhecido como apenas o grupo de teatro da UECE, por unanimidade dos seus idealizadores foi nomeado como PesquisAtores, por aliar estudo e prática em sua estrutura existencial. Atualmente, o grupo está no seu  segundo ano consecutivo de contemplação no Programa de Iniciação Artística da Pró – Reitoria de Extensão (PROEX), com o projeto Oficina de Artes do Espetáculo: Concepção, Experimentação e Processo de Criação Teatral, com três bolsistas além de voluntários, coordenado pela Profª. Dra. Kadma Marques.

“O grupo existia bem antes de ser formado. Relata Reiges, um dos membros fundadores do PesquisAtores. A inquietação parte exatamente do cenário ueceano, ser composto por pessoas que atuam, já atuaram ou tem interesse em atuar. A iniciativa precisava partir de alguém e nós nos elegemos”.

“No primeiro encontro, estava apenas eu, Larissa e Reiges”. Descreve Taciana, também membro fundadora. “Apresentamos nossas experiências em teatro, semeando a proposta de grupo e os frutos começaram a aparecer mediante nossa dedicação”.

Segundo Larissa, também membro fundadora, “o PesquisAtores traz a proposta de estudar e experimentar teatro. Suas apresentações se mostram em diversas modalidades, sendo desde produção de artigos, como realização de espetáculos ou performances”, finaliza.