Pesquisadores franceses presentes na defesa de Tese do PPGCV da FAVET

17 de junho de 2013 - 20:56 #

Por meio do projeto da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES (Brasil)/COFECUB (França), coordenado pelo professor Vicente Freitas, da Faculdade de Veterinária (FAVET) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), o Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) realiza às 14h desta terça-feira, no auditório do PPGCV/UPTBI, a primeira defesa de Tese no regime de cotutela. A doutoranda Joanna Maria Gonçalves de Souza Fabjan defenderá o trabalho intitulado “Uso da produção in vitro de embriões na preservação da raça caprina Canindé ameaçada de extinção”.

A doutoranda Joanna Fabjan foi bolsista do convênio CAPES/COFECUB realizando seu trabalho num período de 18 meses, nos laboratórios do Institut National de la Recherche Agronomique (INRA, França). O estudo trouxe importantes informações sobre o processo de produção in vitro de embriões na espécie caprina. Além disso, propiciou a obtenção de embriões caprinos da raça Canindé pelo uso deste processo. Este objetivo alcançado foi importante para a formação de um banco de embriões que servirá para a preservação desta raça, naturalizada do Nordeste brasileiro e que está ameaçada de extinção.

A banca avaliadora da doutoranda Joanna Fabjan é formada pelos doutores Vicente Freitas (FAVET/UECE), orientador; Ricardo Figueiredo (FAVET/UECE), examinador; Jeferson da Fonseca (EMBRAPA), examinador; Pascal Mermillod (INRA), co-orientador; e Yann Locateli (INRA), examinador.

Fonte / Informações: Prof. Dr. Vicente Freitas (85) 3101-9861