Pesquisadores em Análise do Discurso debatem Fenômenos Culturais

2 de julho de 2009 - 15:20 #

Pesquisadores em Análise do Discurso e de outras áreas das ciências humanas que tenham como objeto de estudo os fenômenos culturais estarão reunidos, em Fortaleza de 11 a 14 de agosto, por ocasião do “I Colóquio Discurso e Práticas Culturais – Cultura, Cotidiano e Identidades Discursivas” – DIPRACS. O local do evento será no auditório do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Pólo Cultural do Benfica. Trata-se de uma promoção da UFC em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE).

As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de agosto, data em que se inicia o I Colóquio Discurso e Práticas Culturais. Explica o presidente da comissão organizadora do evento, Nelson Barros da Costa, que as inscrições se encerram no dia 20 de julho, para os que forem apresentar trabalho. Reforça Nelson que as inscrições serão realizadas, exclusivamente, pelo site www.grupodiscuta.ufc.br.

Os trabalhos podem ser inscritos como pôsteres ou sessões de comunicações (individuais e coordenadas), e devem estar vinculados às seguintes temáticas: discurso literomusical; discurso literário; discurso religioso; discurso, identidade e interculturalidade; discurso regionalista, identidade nacional e globalização; discurso e imagem; e outras relacionadas ao discurso da e sobre cultura e identidade.

O Dipracs é organizado pelo Grupo de Pesquisa Discurso, Cotidiano e Práticas Culturais (Grupo Discuta), do Programa de Pós-Graduação em Lingüística da UFC. Além de ser uma das promotoras do evento, a UECE tem uma representante na Comissão de Divulgação e Cultura I Dipracs, professora e radialista Josy Teixeira, do curso de Letras da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI). Profa. Josy Teixeira tem mestrado em lingüística pela UFC e cursando doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP).  Informações sobre valores, procedimento de inscrição, submissão de trabalhos, minicursos, programação e lançamento de livros no site do Grupo Discuta www.grupodiscuta.ufc.br ou pelo e-mail grupo.discuta@gmail.com.