Pesquisadores da Uece participam do estudo internacional Saycare

19 de julho de 2019 - 12:05 # # # #

Estudantes e professores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) participarão, sob a liderança do professor Ariclécio Cunha de Oliveira, do Estudo Multicêntrico SaycareSouth American Youth/Child Cardiovascular and Environmental Study.

Trata-se de um estudo multicêntrico Coorte (forma de pesquisa observacional, longitudinal e analítica) em uma amostra de crianças entre 5 e 7 anos de idade, por meio do apoio de escolas públicas e privadas. Os resultados do projeto fornecerão novos conhecimentos sobre o impacto da coexistência de obesidade e deficiência de ferro nos marcadores precoces de diabetes tipo 2 em crianças. A pesquisa terá início em agosto de 2019 e terá duração de, aproximadamente, dois anos.

O projeto será desenvolvido em sete cidades da América do Sul: Fortaleza, São Paulo e Teresina (Brasil), Buenos Aires (Argentina), Atacama (Chile), Lima (Peru) e Medellín (Colômbia).

O treinamento e formação dos avaliadores da Uece aconteceu no último mês de junho, no Campus Itaperi, e contou com a participação de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Na Uece, o projeto terá a participação de docentes e alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (PPGCF), do Mestrado Acadêmico em Nutrição e Saúde (CMANS) e do curso de graduação em Educação Física.